MPF, MPT e MPE mediam acordo entre Braskem e Prefeitura de Maceió
Pinheiro receberá obras emergenciais e equipamentos de monitoramento
Atuando em conjunto, os Ministério Públicos Federal, do Trabalho e do Estado de Alagoas mediaram a celebração de Instrumento de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Maceió, a exploradora de sal-gema Braskem e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, na última quarta-feira (3), com foco nas medidas estruturais a serem implantadas pela empresa no bairro do Pinheiro, na capital alagoana.
A assinatura do instrumento de cooperação mostrou-se necessária para viabilizar a realização de obras de drenagem emergencial e a aquisição e instalação de equipamentos para monitoramento do bairro do Pinheiro apontadas pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil, diante da dificuldade do Município de Maceió de executa-las e da intenção manifestada pela Braskem em colaborar.
O instrumento prevê as ações que serão custeadas pela Braskem para mitigar os efeitos do fenômeno que afeta o bairro do Pinheiro e áreas adjacentes. A mediação foi baseada na priorização da adoção de medidas preventivas de danos, no princípio da função social da propriedade e no compromisso social. A celebração do ajuste não importa em reconhecimento de culpa/responsabilidade pela empresa e nem em isenção ou adiantamento de eventual obrigação de reparar danos.
Do mesmo modo, não inibe a adoção de quaisquer medidas judiciais e extrajudiciais que se mostrem necessárias para a defesa dos direitos e interesses que cabe ao Ministério Público zelar. O acordo tem eficácia imediata e pretende prevenir, inclusive, os efeitos da água em decorrência da proximidade da quadra chuvosa.
Mediação
Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho atuaram como intervenientes do acordo celebrado, a fim de garantir que o interesse público fosse preservado e concretizadas as ações preventivas indicadas pela CPRM.
Para o Ministério Público Federal, a atuação extrajudicial tem o objetivo de buscar soluções rápidas para necessidades urgentes dos cidadãos envolvidos, sem que isso comprometa quaisquer ações judiciais futuras que sejam necessárias.
Ações
A Braskem contratará empresas habilitadas e especializadas para execução dos estudos, projetos e obras indicadas no Plano de Trabalho, garantindo a anotação de responsabilidade técnica do profissional habilitado e respectivo recolhimento das custas; realizará a doação de bens e serviços ao Município de Maceió, de acordo com o Plano de Trabalho, mediante instrumento de doação; empenhará seus melhores esforços para a execução dos compromissos assumidos no menor prazo possível.
Já o Crea se comprometeu a otimizar a liberação das ARTs e demais documentos para viabilizar as obras, bem como fiscalizar e monitorar a execução dos serviços.
Ao Município de Maceió cabe, por meio da Defesa Civil e demais órgãos, apoiar a realização dos trabalhos e mediar o acesso da empresa de engenharia contratada aos imóveis, ruas, avenidas e demais locais, quando necessário; também implementará as solicitação quer lhe forem feitas pela Braskem; indicará também as localidades para a instalação dos equipamentos a serem doados pela Braskem,e; outros.
Entenda o caso
Rachaduras surgiram em ruas e imóveis no bairro do Pinheiro, em Maceió, após fortes chuvas, em fevereiro de 2018, e um tremor de terra, em março de 2018. As crateras nas ruas e as rachaduras nos imóveis representam uma ameaça às pessoas que moram e circulam pelo bairro.
O MPF/AL acompanha a situação das áreas atingidas, desde maio de 2018. Em dezembro, diante do recebimento da documentação proveniente do MP/AL declinando de sua atribuição sobre a questão, o MPF instaurou procedimento para acompanhar também as questões relativas aos direitos do cidadão.
Entendendo tratar-se não apenas de dano ambiental, mas também de matérias relacionadas aos direitos do cidadão e ao patrimônio público e social, o MPF, por meio do Núcleo de Tutela Coletiva, formou um Grupo de Trabalho para acompanhar as medidas adotadas pelo poder público visando a proteção constitucional dos direitos dos cidadãos.
O declínio de atribuição do MP/AL baseou-se em possível envolvimento da Braskem quando da exploração de sal-gema, contendo relatório técnico do Serviço Geológico do Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
