Promotores entregam representação contra lei que libera venda de bebidas em arenas
Lei foi sancionada pelo Governo e publicada nesta quinta (31) no Diário Oficial

Nesta sexta-feira (31) os promotores de Justiça, Max Martins e Sandra Malta Prata Lima ofereceram uma representação ao procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, contra a Lei Estadual de Alagoas de nº 8.113, de 29 de maio de 2019, que permite a comercialização e o consumo de bebida alcoólica em estádios de futebol.
De acordo com os promotores, a lei contraria comando inserto em regramento nacional, mais precisamente a Lei Federal nº 10.671/03, do Estatuto de Defesa do Torcedor. Ambos pedem que a representação seja acatada e adotadas as devidas providências.
Os representantes do Ministério Público mantêm o entendimento de que a bebida alcoólica é fator relevante para o aumento nos índices de violência de uma forma geral. Os promotores reforçam que a venda de bebida acentua rivalidade e enfrentamento entre as torcidas organizadas cujos registros apontam como a maior problemática em se tratando do futebol em Alagoas.
Na representação também é ressaltada a alteração da Lei Federal 10.671/2003 feita em 2010 pela Lei 12.299, especialmente para a criação de regras mais rigorosas no que diz respeito à segurança pública e às torcidas organizadas que, costumeiramente, são autoras de vandalismo e violência com consequências graves.
Como suporte para os embasamentos, os promotores de Justiça, Max Martins, e Sandra Malta Prata Lima, citam ocorrências relatadas pelas polícias e matéria veiculadas, acompanhadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas.
O governador Renan Filho (MDB) sancionou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (30), a Lei nº 8.113, que dispõe sobre a autorização e a regulamentação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em estádios de Alagoas.
De acordo com o texto, a comercialização, disponibilidade e consumo de bebidas alcoólicas em eventos desportivos serão permitidos desde a abertura dos portões para acesso do público até o final das partidas de futebol, sendo vedada a comercialização, disponibilidade e consumo de bebidas alcoólicas após o término da partida desportiva.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar entrega caminhão frigorífico e trator para Viçosa

Equipes da Polícia Civil de AL e da BA prendem suspeito de homicídio em São José da Tapera

Câmara aprova lei de Leonardo Dias que inclui celebrações católicas no calendário oficial de Maceió

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Porto de Pedras

Em Murici, sede do Aprender Brasil registra progresso em algumas escolas, mas MPAL aponta novas Inconformidades

Deputado Fabio Costa critica governo de Alagoas por uso de tropa contra protesto de policiais civis
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
