Seris promove certificação de custodiados através de supletivo online
Índice de aproveitamento dos exames foi superior a 93%; iniciativa é decorrente de parceria com a Seduc
Ofertar educação para os reeducandos do sistema prisional alagoano é um dos principais pilares para efetivar a reintegração social dos apenados. Visando alcançar esse objetivo, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu o supletivo online em algumas unidades prisionais. A iniciativa auxilia no processo educacional dos custodiados que não conseguiram a escolarização na idade correta.
A supervisora de Educação da Seris, agente penitenciário Genizete Tavares, destaca os inúmeros benefícios decorrentes da aplicação do exame. “A educação é um direito do custodiado. Por diversos motivos, muitos reeducandos não tiveram a oportunidade de frequentar a escola no período correto. O supletivo contribui para que o processo educacional deles aconteça, mesmo que dentro do sistema prisional”, disse.
Os reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti foram os primeiros beneficiados com a aplicação das provas, no dia 3 de junho. Dos 36 apenados que participaram do teste, 33 conseguiram a certificação. No Presídio Cyridião Durval, as provas ocorreram no dia 4 de junho. Nesta unidade, o índice de aproveitamento foi de 100% e os 14 custodiados que participaram das provas foram aprovados.
Na Penitenciária de Segurança Máxima (PESM), a prova para avaliação do nível de conhecimento aconteceu na tarde da última quarta-feira (5). Dos 23 custodiados que participaram da prova, 22 conseguiram a certificação. Os últimos testes foram aplicados na Casa de Custódia da Capital, na quinta-feira (6). Dos 10 apenados que realizaram o teste, nove foram aprovados. Ao todo, 83 reeducandos participaram do exame e 78 foram certificados, ou seja, o índice de aproveitamento foi superior a 93%.