Conselho dos Direitos das Mulheres e Seris discutem saúde da mulher encarcerada
Órgãos firmaram compromisso de diminuir presas provisórias na unidade feminina
O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) se reuniram, nesta segunda-feira (11), para discutir saúde da mulher encarcerada e políticas públicas em geral para as mulheres que se encontram no sistema prisional alagoano.
Foi firmado um compromisso de buscar parcerias junto aos órgãos de Justiça e Defensoria Pública, com o objetivo de diminuir o número de presas provisórias na unidade feminina.
Durante o encontro também apresentou-se os resultados obtidos pela Secretaria, entre eles, a assistência à saúde, que é fornecida por equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos e assistentes sociais, além da realização de frequentes mutirões voltados para a saúde da mulher.
Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Cel. PM Marcos Sérgio de Freitas, a Seris sempre buscou colocar em prática as políticas que visam à melhoria da vida da mulher, tanto servidora como a que se encontra encarcerada. “A Secretaria tem uma política voltada para garantir que as nossas mulheres possam ter acesso as políticas públicas e oportunidades qualificação profissional, por meio dos cursos ofertados. É uma das nossas missões como uma secretaria de ressocialização e inclusão social”, ressaltou
A presidente do Conselho, Ana Pereira, ressaltou a importância deste momento. “É sempre um prazer está nesta secretaria e poder discutir temas tão importantes no processo de ressocialização da mulher encarcerada”, frisou.
Na sexta-feira (8), o Secretário de Ressocialização também participou da reunião do Cedim junto ao Governador do Estado, Renan Filho, que também ouviu as reivindicações levantadas pelas representantes das instituições e movimentos que também integram o Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim). O encontro aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.