Mais de 30 mil crianças trabalham em Alagoas
Mega Operação ocorre no dia 12 contra esse tipo de exploração infantil

Com o slogan “Criança não deve trabalhar, infância é pra sonhar”, acontece nesta quarta feira (12) a partir das 06h30 em Maceió, uma mega ação integrando SEADES- Secretaria do Desenvolvimento Social, OAB, MPT, Batalhão Escolar, Polícia Rodoviária Federal, Seprev, Semudh, TRT, Defensoria Pública, Semas, Conselhos Tutelares e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador em várias atividades com o objetivo de chamar a atenção para a questão da exploração do Trabalho Infantil.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2015, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhavam em todo o território nacional. Vale ressaltar que duas em cada três crianças em situação de trabalho infantil são do sexo masculino, mas as meninas predominam no trabalho infantil doméstico: 94%, segundo dados do FNPETI.
Em Alagoas, são pelo menos 30.832 crianças que trabalham. Entende-se por trabalho infantil toda forma de atividade realizada por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral, a menos que seja na forma de aprendiz, quando a idade mínima passa para 14 anos.
Para essas ações encabeçadas pela SEADES, teremos panfletagens em 10 sinais de transito e locais de fluxo de crianças em situação de vulnerabilidade e uma tenda no calçadão do comércio (nas imediações do antigo Cine São Luis) para distribuição de material gráfico para a população.
“ Além do trabalho nas ruas, com a hastag #InfanciaSemTrabalhoal, esperamos movimentar as redes sociais, e junto com a campanha nacional, mostrar que a sociedade junto com o poder público, podem contribuir para que Alagoas mantenha o ritmo de redução do trabalho infantil em todo o Estado,” destacou a técnica da Seades no Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI) em Alagoas, Marluce Pereira.
Veja também
Últimas notícias

Procon Alagoas orienta consumidores sobre o que fazer ao encontrar produtos vencidos

Motoristas por app mudam horário de trabalho e evitam rotas por medo de assaltos

Confira as vagas de emprego disponíveis para pessoas com 40 anos ou mais

Semed Maceió abre 200 vagas de estágio para estudantes de Pedagogia

'Aqui tem lei', diz Cabo Bebeto ao registrar BO contra líder de invasão de fazenda produtiva em Arapiraca

Polícia investiga caso de motorista por aplicativo morto dentro carro em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
