Iteral e Seagri mobilizam-se para entregar títulos de terra em Alagoas
Ação é um dos compromissos do Governo do Estado
Na tarde desta segunda-feira(10), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) em Maceió, o diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, entregou centenas de títulos de terra com as respectivas peças técnicas (plantas e memorial descritivo) para o secretário de estado Ronaldo Lessa analisar e assinar a documentação.
A ação do Governo de Alagoas acontece em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg). Trata-se do Programa Rural Legal, um Termo de Cooperação assinado no dia 04 de setembro de 2017, que visa a regularização das pequenas propriedades de terra com dimensões inferiores a 50 hectares, além da entrega gratuita de títulos de posse e de domínio de terra.
“Essa iniciativa representa a concretização de um sonho para muitas famílias, e terão a oportunidade de se desenvolver ainda mais e obter inclusive linhas de crédito. Trata-se de um compromisso político, social e econômico do Governo de Alagoas, que beneficiará inicialmente cerca de 1.000 proprietários e proprietárias rurais distribuídos em vários municípios”, destacou Jaime Silva.
De acordo com o secretário Ronaldo Lessa, o material será encaminhado o mais rápido possível para o governador Renan Filho que também deixará a sua assinatura, e posteriormente, direcionará para o Tribunal de Justiça (TJ) executar o registro oficial. Com o encerramento dessa tramitação legal, finalmente será programada a cerimônia de entrega em pelo menos três regiões.
Os primeiros títulos a serem assinados contemplam os municípios de Novo Lino, Joaquim Gomes, São Luís do Quitunde, Messias, Pindoba, Murici e Paulo Jacinto.
Veja também
Últimas notícias
Pela primeira vez Maceió recebe Copa de Handebol Master Paraíso das Águas
Alagoas gera 11.110 empregos com carteira assinada em setembro de 2026
Comandante-geral destaca resposta rápida da PM em casos de feminicídio e estupro em AL
Educação que recomeça: Igaci transforma vidas com turma da EJAI no Caps
Polícia realiza mais um dia de buscas por quatro desaparecidos na Lagoa Mundaú
Prefeitura anuncia Dia D de vacinação antirrábica em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
