Pesquisa revela insatisfação da população com serviços oferecidos pela Casal
Resultado foi apresentado pelo deputado estadual Davi Maia

Quase metade da população de Maceió considera o serviço de abastecimento de água oferecido pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) péssimo, ruim ou regular. É o que mostra a pesquisa divulgada pelo deputado estadual Davi Maia (DEM) durante a sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Alagoas.
O levantamento foi feito pelo instituto Datasensus, que entrevistou 1201 pessoas, com idades a partir de 16 anos, de todas as escolaridades em todas as regiões da capital, durante os dias de 2 e 3 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
A insatisfação da população aumenta nas regiões com menor poder aquisitivo, como Ponta Grossa, Levada, Trapiche da Barra e Prado. A pesquisa fez a pergunta: “Em uma escala de 0 a 5, de modo geral, qual nota você dá para os serviços de abastecimento de água prestados pela Casal?”.
De acordo com a pesquisa, 52,2% dos moradores da 2ª Região (Ponta Grossa, Levada, Trapiche e Prado) e 50,2% dos que vivem na 7ª Região (Clima Bom, Cidade Universitária, Santa Lúcia, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins) deram notas entre 0 e 3, considerando como ruim ou péssimo o serviço de abastecimento. As duas regiões também tiveram a maior concentração de notas 0, com 12,5% na parte baixa e 10,4% na parte alta da cidade.
Outro ponto considerado na pesquisa foi o grau de satisfação em relação aos serviços de esgoto oferecido pela Casal. Nesse ponto, 42,8% da população respondeu como nota 0 ou 1 a pergunta: “Em uma escala de 0 a 5, de modo geral, qual nota você dá para os serviços de esgoto da Casal?”.
Novamente a pesquisa confirmou que a população de baixa renda é quem mais sofre com os serviços da empresa. Na 2ª Região e 7ª Região, 44,1% dos moradores deram nota 0 para o serviços de esgoto da empresa. Além disso, dos quem vivem na 4ª Região (Bebedouro, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Fernão Velho, Petrópolis e Rio Novo), 34,1% também avaliaram como péssimo, dando nota 0.
O parlamentar também falou do novo aumento anunciado pela Casal, na última semana, de 6,22%. “De 2015 para cá, já somamos 66% de aumento. Aumento maior do que o gás de cozinha, que teve aumento de 52%, e a gasolina, de 55%. Se a Casal mantiver essa média de aumentos, em 15 anos, a conta ade água vai subir 198%, enquanto o salário mínimo subirá 99%. Eu tenho medo que daqui a pouco, o maceioense trabalhe só para pagar conta de água”, comentou o deputado Davi Maia.
PREÇO DA ÁGUA
A pesquisa também consultou a opinião dos consumidores sobre o valor cobrado pela água com a pergunta “Considerando a qualidade da água recebida em sua casa/condomínio, você considera que o preço pago pela água é:”. Dessa vez, mais da metade da população considerou o preço caro, 56,5%.
Os moradores da Ponta Grossa e região, Canaã e região, Jatiúca e região foram os que pior avaliaram o serviço, com 66,9%, 62,8% e 60,8%, respectivamente, respondendo que consideram caro o valor cobrado pela qualidade da água que chega nas torneiras.
Veja também
Últimas notícias

Maceió pode ganhar faixa exclusiva para moto; Câmara avalia proposta

Autismo: primeiro projeto de iniciativa de cidadãos pode se tornar lei

Eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Jequiá deve ser anulada

Colisão com animal provoca morte de dois homens em rodovia do Sertão de Alagoas

Oficinas clandestinas e venda de peças roubadas: SSP deflagra nova fase da Operação Desmanche

Investimentos em mobilidade urbana garantem trânsito mais seguro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
