Secretaria de Ciência e Tecnologia declara apoio à construção de polo especializado em doenças raras em Alagoas
Projeto é iniciativa do Instituto Dr. Hemerson Casado; Secti também planeja contribuir com o II Simpósio Internacional sobre ELA

O Instituto Doutor Hemerson Casado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas se reuniram, na última terça-feira (4), para discutir projetos em prol dos portadores com doenças raras.
Estiveram presentes o cirurgião cardiovascular e presidente do Instituto Dr. Hemerson Casado, Hemerson Casado, e equipe administrativa; além da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Cecília Hermann Rocha e seus assessores: Charles Gerônimo e Joana Dark.
POLO DE BIOTECNOLOGIA E SAÚDE
Na oportunidade, a pasta declarou apoio à construção do Polo de Biotecnologia e Saúde de Alagoas – empreendimento ainda inexistente na América Latina que será capaz de reunir um Hospital de Doenças Raras, Centro de Reabilitação, além do Instituto Brasileiro de Doenças Raras e Condomínio Industrial para fármacos. O projeto é iniciativa do Instituto Dr. Hemerson Casado.
“O Polo será classificado de acordo com três focos principais: pesquisa, produção e aplicação e deverá representar diversos impactos positivos para o Brasil, como geração de empregos, formação e qualificação de profissionais, desenvolvimento da economia e criação de novas patentes e tecnologias”, adianta Hemerson Casado, ativista e portador da Esclerose Lateral Amiotrófica.
A secretária Cecília Hermann se mostrou lisonjeada com o convite do médico para a parceria e afirmou que não medirá esforços para contribuir com os projetos do Instituto em prol daqueles que mais precisam. “Tenho acompanhado a luta deste guerreiro e de todos que fazem o Instituto Hemerson Casado. Essa causa me inspira. Eu coloco a Secretaria de Ciência e Tecnologia à disposição para contribuir com o que for necessário”.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ELA
Com o objetivo de continuar deixando o seu legado e contribuir com o avanço de pesquisas científicas em Esclerose Lateral Amiotrófica – doença rara neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso e causa paralisia motora progressiva – o Instituto Hemerson Casado solicitou apoio para viabilizar o II Simpósio Internacional sobre ELA.
A segunda edição do evento será realizada em novembro de 2019 e, mais uma vez, vai reunir cientistas do mundo inteiro, cuidadores, portadores e profissionais da área da saúde e afins para discutir os principais avanços em doenças raras. “Precisamos muito do apoio da iniciativa pública para viabilizar o simpósio. Eu estou muito grato e desde já agradeço a Secretaria de Ciência e Tecnologia pela disponibilidade em ajudar”, destaca Hemerson Casado.
Em maio deste ano, Casado viajou para Israel em missão internacional. O ativista integrou a delegação brasileira de pesquisadores que foram convidados para prospectar parcerias em doenças raras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O médico visitou centros de pesquisas e universidades com foco em diagnóstico, tratamento e busca por tecnologias assistivas.
Veja também
Últimas notícias

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas

Identificadas vítimas de chacina ocorrida dentro de residência em Estrela de Alagoas

Moradores denunciam despejo de resíduos por condomínio de luxo, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
