Rui Palmeira participa do lançamento da 9ª Bienal do Livro
Bienal será realizada de 1º a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá
Nesta segunda-feira (17), a Associação Comercial de Maceió foi palco do lançamento da 9º Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento é uma realização da Universidade Federal, por meio da Editora Universitária (Edufal), terá o tema Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia e será realizado de 1º a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O lançamento contou com a presença do prefeito da capital, Rui Palmeira.
“Este ano, a Bienal estará mais conectada à nossa cidade. E vai acontecer em vários espaços do histórico bairro do Jaraguá. Tenho certeza que será uma grande Bienal, sempre como apoio da Prefeitura de Maceió. Nossos estudantes da rede municipal estarão presentes e vamos continuar com o projeto do Vale Livro. Um estímulo à leitura dos pequenos. A Bienal é uma oportunidade que os alagoanos têm de conhecer os autores da nossa terra. Temos muita gente boa fazendo literatura em nosso Estado. Claro, sem esquecer os clássicos”, comentou o prefeito Rui Palmeira.
Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, a Bienal é um evento que engrandece a cultura de Maceió e de Alagoas. “O evento vai acontecer nas ruas do Jaraguá, usando o equipamento do bairro, como a Associação Comercial e os demais espaços culturais, como a própria rua e os becos. Enfim, uma ação conjunta com o Município que tem a intenção de valorizar o nosso bairro. Maceió protagoniza com a Secretaria de Educação, com a secretária Ana Dayse, entregando cerca R$ 250 mil em vale livro para nossas crianças. Isso é um ganho enorme. Eles chegam a Bienal com vale de R$ 15 para realizar a sua compra.E essa talvez seja a maior das ações. Poder comprar um livro aproxima a criança da prática da leitura e é esse um dos objetivos da Bienal”, finalizou.
A reitora da Ufal, Valéria Correia, comentou sobre a parceria com a Prefeitura. “A parceria sempre existiu, mas esse ano será fundamental, porque a 9ª edição da Bienal acontecerá na parte histórica de Maceió, onde também fica a Prefeitura. Então, essa parceria e esse apoio irão além do vale livro. Essa edição marca a Universidade abraçando a sociedade alagoana e a sociedade alagoana abraçando a Universidade”, disse.
Elvira Barreto, presidente da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e coordenadora da Bienal, fala do evento. “A programação vai ser distribuída nos distintos prédios históricos do Jaraguá. Teremos estandes e a feira de livros em um espaço específico, que vai ser o Espaço Armazém e vários projetos como cursos e oficinas. É reconhecer o estágio de maturidade a que chega esse evento. Convidamos a população alagoana sem muros a reconhecer esse bairro, a conhecer sua história a partir dos seus prédios”, disse.
Sobre a parceria com Prefeitura de Maceió, Elvira fala sobre o vale livro. “O Município está de parabéns. Crianças que nunca tinham comprado um livro saem felizes com suas compras e isso os aproxima do hábito da leitura. Isso é um bem imaterial”, garantiu.
Durante os dez dias de evento em novembro, mais de 250 mil pessoas são esperadas para visitar os espaços que agregam leitura, cultura, produção e divulgação do conhecimento.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
