Rui Palmeira participa do lançamento da 9ª Bienal do Livro
Bienal será realizada de 1º a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá

Nesta segunda-feira (17), a Associação Comercial de Maceió foi palco do lançamento da 9º Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento é uma realização da Universidade Federal, por meio da Editora Universitária (Edufal), terá o tema Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia e será realizado de 1º a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O lançamento contou com a presença do prefeito da capital, Rui Palmeira.
“Este ano, a Bienal estará mais conectada à nossa cidade. E vai acontecer em vários espaços do histórico bairro do Jaraguá. Tenho certeza que será uma grande Bienal, sempre como apoio da Prefeitura de Maceió. Nossos estudantes da rede municipal estarão presentes e vamos continuar com o projeto do Vale Livro. Um estímulo à leitura dos pequenos. A Bienal é uma oportunidade que os alagoanos têm de conhecer os autores da nossa terra. Temos muita gente boa fazendo literatura em nosso Estado. Claro, sem esquecer os clássicos”, comentou o prefeito Rui Palmeira.
Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, a Bienal é um evento que engrandece a cultura de Maceió e de Alagoas. “O evento vai acontecer nas ruas do Jaraguá, usando o equipamento do bairro, como a Associação Comercial e os demais espaços culturais, como a própria rua e os becos. Enfim, uma ação conjunta com o Município que tem a intenção de valorizar o nosso bairro. Maceió protagoniza com a Secretaria de Educação, com a secretária Ana Dayse, entregando cerca R$ 250 mil em vale livro para nossas crianças. Isso é um ganho enorme. Eles chegam a Bienal com vale de R$ 15 para realizar a sua compra.E essa talvez seja a maior das ações. Poder comprar um livro aproxima a criança da prática da leitura e é esse um dos objetivos da Bienal”, finalizou.
A reitora da Ufal, Valéria Correia, comentou sobre a parceria com a Prefeitura. “A parceria sempre existiu, mas esse ano será fundamental, porque a 9ª edição da Bienal acontecerá na parte histórica de Maceió, onde também fica a Prefeitura. Então, essa parceria e esse apoio irão além do vale livro. Essa edição marca a Universidade abraçando a sociedade alagoana e a sociedade alagoana abraçando a Universidade”, disse.
Elvira Barreto, presidente da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e coordenadora da Bienal, fala do evento. “A programação vai ser distribuída nos distintos prédios históricos do Jaraguá. Teremos estandes e a feira de livros em um espaço específico, que vai ser o Espaço Armazém e vários projetos como cursos e oficinas. É reconhecer o estágio de maturidade a que chega esse evento. Convidamos a população alagoana sem muros a reconhecer esse bairro, a conhecer sua história a partir dos seus prédios”, disse.
Sobre a parceria com Prefeitura de Maceió, Elvira fala sobre o vale livro. “O Município está de parabéns. Crianças que nunca tinham comprado um livro saem felizes com suas compras e isso os aproxima do hábito da leitura. Isso é um bem imaterial”, garantiu.
Durante os dez dias de evento em novembro, mais de 250 mil pessoas são esperadas para visitar os espaços que agregam leitura, cultura, produção e divulgação do conhecimento.
Veja também
Últimas notícias

Vaticano cita rito de fechamento do caixão do Papa Francisco e próximos passos do velório e sepultamento

Hospital da Criança explica riscos que a meningite causa aos pequenos

Homem condenado por estuprar filho de oito anos e filha de dez é preso em Arapiraca

Destino AL recebe cerca de 200 mil visitantes na temporada de cruzeiros 24/25, a maior da história

Collor é o 3º ex-presidente preso desde a redemocratização; relembre casos

Após operação da PF, vereador Siderlane Mendonça fala em perseguição: ‘Não sei do que se trata’
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
