Maceioenses e turistas festejam noite de São João em Jaraguá
Alcymar Monteiro encerrou a noite de São João com grandes sucessos do forró

O bairro de Jaraguá viu gerações reunidas para festejar a noite de São João com o mais autêntico ritmo nordestino, o forró. Uma multidão participou, nessa segunda-feira (24), da terceira noite de programação no Arraial Central, que foi animado por Alberto Germano, Mô Fio e o Rei do Forró, Alcymar Monteiro. Maceioenses e turistas destacaram a valorização da tradição popular.
O prefeito Rui Palmeira participou do evento e viu de perto a empolgação dos artistas e do público. “Mais uma noite de muita animação com tranquilidade. Tivemos Alberto Germano, a rapaziada da Banda Mô Fio e Alcymar Monteiro, um ícone do nosso forró e da nossa cultura, que abrilhantaram o São João de Maceió. A gente vê muitas famílias, casais, a criançada curtindo também o Arraial Pé de Serra na Praça Marcílio Dias, admirando a vila cenográfica, idosos curtindo o forró, então o nosso São João é para todas a idades”, disse o gestor.
Presidente da Fundação de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira destacou a participação do público no Estacionamento do Jaraguá: “Esse foi o terceiro dia do nosso São João com um público que lotou o local. É gente feliz numa grande festa pacífica com a presença da família, dos jovens, enfim, todos numa tradição cultural com o forró que brilha no palco. Estamos felizes no dia de São João realizando o que sabemos fazer de melhor que é dançar forró”.
A Associação dos Forrozeiros de Alagoas avalia de forma positiva a programação do São João de Maceió. “Era um sonho nosso que a Prefeitura realiza ao manter a tradição com o legítimo forró do Mestre Zinho, homenageando também a Zé Mocó, um homem gigante que perdemos em dezembro. Estamos comemorando a vitória do forró de Alagoas que é o pioneiro do Brasil. Foi Alagoas que começou a história do forró, no século XVIII aqui em Maceió já tinham os tradicionais festejos juninos”, pontuou José Lessa, presidente da entidade.
O casal Carmen Soares e Valeriano Ramos é da cidade de São Paulo. Curtindo as férias em Maceió, a aposentada e o engenheiro mecânico se surpreenderam com o festejo junino. “Tenho 60 anos e é a primeira vez que venho curtir o São João. Estou apaixonada por tudo isso. Não dá pra morrer sem antes conhecer o São João de Maceió”, brinca Carmen. “É muito gostoso apreciar a cultura local”, comentou Valeriano.
A maceioense Roseane Félix esteve com as amigas no local e reforçou o convite para quem ainda não participou: “Está muito animado. É uma boa iniciativa da Prefeitura em mostrar e valorizar a nossa cultura, que é muito rica, colorida e gostosa. O forró está muito bom e convido a quem não veio ainda a aproveitar esse momento que é maravilho”.
De Maceió para o mundo. O forró tradicional também é bem visto por estrangeiros. O universitário Marcos Wesley é de Maceió e levou os amigos Diego Diaz, da Colômbia, e Oscar Escobedo, do México, para curtirem juntos o São João no Jaraguá. “Está tudo muito maravilhoso, uma programação muito rica e uma festa muito linda. Trouxe meus amigos pra conhecer o São João, o nosso forró e eles estão amando e se divertindo bastante”, falou Wesley.
Palco
Para quem está no palco, a satisfação com o público motiva e valoriza o trabalho musical. “É um prazer, como sempre, participar da programação do São João de Maceió. Hoje cantar no palco principal foi uma honra”, partilhou Alberto Germano, o primeiro a subir ao palco nesta segunda-feira (24) com um repertório acompanhado da sanfona.
Além de comemorar o São João, a Banda Mô Fio teve um motivo a mais para aproveitar a empolgação do público. “Esse ano tem um gostinho especial, porque estamos completando 18 anos de carreira e é um prazer representar a nossa terra no dia mais importante do ano pra gente, que é o São João. E estamos aqui com o forró tradicional, tipo de música que não morre e é o estilo musical que o nordestino carrega no peito. Pra gente, levantar essa bandeira e continuar tocando também na nossa cidade, é motivo de muito orgulho”, explicou o vocalista Flavinho Mô Fio.
Foi com muita empolgação que o público recepcionou o cantor Alcymar Monteiro, conhecido como o Rei do Forró. Os grandes sucessos autorais, composições como de Luiz Gonzaga e de Dominguinhos, não deixaram a multidão parada. “Estou muito feliz por estar no São João de Maceió e até o nome do bairro onde estamos é sugestivo. É bonito de ver a animação, uma coisa autêntica e que é do povo. Agradeço a Prefeitura e a todos que contribuem para que essa tradição não morra”, comemorou o cantor cearense.
Arraial Pé de Serra
Também não faltou alegria na Praça Marcílio Dias com o Arraial Pé de Serra. Quem passou por lá curtiu o clima junino ao som do Trio Alan Paulo do acordeon, Trio Tonho da Real e os irmãos do Forró e Messias Lima.
Programação
Na próxima sexta-feira (28) a programação volta no Estacionamento do Jaraguá com Lula Sabiá, Xameguinho do Acordeon e Flávio José. Um time do forró foi escalado para a despedida do São João de Maceió no sábado (29) no Arraial Central. A festa será encerrada com Cláudio Rios, Batista Lima e Eliane. Da próxima quarta-feira (26) até o sábado (29) também tem programação no Arraial Pé de Serra.
Últimas notícias

Arapiraca emite alerta após internação de pacientes por aplicação de silicone industrial por dentista

Novo eixo viário da Marginal do Piauí facilitará o acesso a cinco bairros de Arapiraca

Excepcionalmente, SMTT Arapiraca abre nova data para recadastramento de permissionários

Intimidade entre sogra e genro causa polêmica na web; família responde

Poupança tem retirada líquida de R$ 15 bilhões em setembro

Porto de Maceió opera sem licenciamento ambiental do Ibama; MPF pede regularização
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
