Foto de pai e filha afogados se torna símbolo da travessia mortal para entrar nos EUA
Imagem publicada por jornal mexicano mostra família de El Salvador ao tentar atravessar Rio Grande
Atravessar o Rio Grande tem sido um dos muitos obstáculos mortais que os imigrantes enfrentam quando tentam entrar nos Estados Unidos.
Mas uma fotografia publicada na segunda-feira (24) por um jornal mexicano serviu como lembrete chocante dos perigos da jornada: os corpos de um homem e sua filha de 23 meses flutuando de bruços nas margens próximas a Brownsville, no Texas.
A garota está debaixo da camisa dele, o braço dela envolvendo o pescoço dele.
A fotografia, registrada pela repórter Julia Le Duc e publicada na primeira página do jornal La Jornada na terça-feira (25), chamou a atenção como a imagem de mais uma morte ao longo da fronteira, num período em que migrantes, particularmente famílias da América Central, chegam em números crescentes.
"Eu sei que nossos corações não aguentam mais", disse a congressista Veronica Escobar, do Texas.
"Devemos continuar lutando pela dignidade e humanidade dessas almas vulneráveis."
Ela acrescentou: "Mantenha sua humanidade diante do horror".
Quando questionado sobre a foto, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que era "muito lamentável que isso acontecesse", segundo a agência de notícias Associated Press. "Sempre denunciamos que, como há mais rejeição nos Estados Unidos, há pessoas que perdem suas vidas no deserto ou atravessando" o rio, disse ele na terça-feira.
Alguns usaram a imagem como um grito de guerra para a reforma da imigração.
O senador Cory Booker, de Nova Jersey, que está buscando a indicação para ser o candidato democrata nas eleições presidenciais, disse que as pessoas não devem desviar o olhar da fotografia.
"Estas são as consequências da política desumana e imoral de imigração de Donald Trump", publicou ele no Twitter. "Isso está sendo feito em nosso nome."
O jornal La Jornada, baseado na Cidade do México, identificou os imigrantes na fotografia como Óscar Alberto Martínez Ramírez e sua filha Valeria, de El Salvador
Veja também
Últimas notícias
Lagoa da Canoa celebra tradição e cultura com festividades juninas nas escolas da rede municipal
Ex de espião russo se pronuncia sobre história que viralizou após podcast
Brasil x Haiti: Ancelotti deixa Endrick no banco e vira piada na web
Woody aparece calvo em Toy Story 5; tema ajuda a quebrar tabus
Trump se atrapalha ao colocar medalha em veterano de guerra dos EUA
Ao lado de Vanessa e Neno, Renan Filho destaca obras que transformaram a Zona da Mata
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
