Foto de pai e filha afogados se torna símbolo da travessia mortal para entrar nos EUA
Imagem publicada por jornal mexicano mostra família de El Salvador ao tentar atravessar Rio Grande
Atravessar o Rio Grande tem sido um dos muitos obstáculos mortais que os imigrantes enfrentam quando tentam entrar nos Estados Unidos.
Mas uma fotografia publicada na segunda-feira (24) por um jornal mexicano serviu como lembrete chocante dos perigos da jornada: os corpos de um homem e sua filha de 23 meses flutuando de bruços nas margens próximas a Brownsville, no Texas.
A garota está debaixo da camisa dele, o braço dela envolvendo o pescoço dele.
A fotografia, registrada pela repórter Julia Le Duc e publicada na primeira página do jornal La Jornada na terça-feira (25), chamou a atenção como a imagem de mais uma morte ao longo da fronteira, num período em que migrantes, particularmente famílias da América Central, chegam em números crescentes.
"Eu sei que nossos corações não aguentam mais", disse a congressista Veronica Escobar, do Texas.
"Devemos continuar lutando pela dignidade e humanidade dessas almas vulneráveis."
Ela acrescentou: "Mantenha sua humanidade diante do horror".
Quando questionado sobre a foto, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que era "muito lamentável que isso acontecesse", segundo a agência de notícias Associated Press. "Sempre denunciamos que, como há mais rejeição nos Estados Unidos, há pessoas que perdem suas vidas no deserto ou atravessando" o rio, disse ele na terça-feira.
Alguns usaram a imagem como um grito de guerra para a reforma da imigração.
O senador Cory Booker, de Nova Jersey, que está buscando a indicação para ser o candidato democrata nas eleições presidenciais, disse que as pessoas não devem desviar o olhar da fotografia.
"Estas são as consequências da política desumana e imoral de imigração de Donald Trump", publicou ele no Twitter. "Isso está sendo feito em nosso nome."
O jornal La Jornada, baseado na Cidade do México, identificou os imigrantes na fotografia como Óscar Alberto Martínez Ramírez e sua filha Valeria, de El Salvador
Veja também
Últimas notícias
Ex de MC Poze do Rodo diz que filhos não sabem da prisão do funkeiro
JHC sai em defesa de Téo Vilela após ataques de Renan Filho ao tucano
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 60 milhões
Atentado na Ponta Grossa: PC investiga se vítimas estavam marcadas para morrer
Animais silvestres e armas são apreendidas no Litoral Norte de Alagoas
Jovem e adolescente são detidos com arma e drogas em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
