Famílias alagoanas de baixa renda têm descontos na conta de luz
O programa Tarifa Social Baixa Renda dá desconto de até 65%.

Criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias com baixa renda, o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para famílias com renda mensal de até meio salário mínimo e, para Indígenas e Quilombolas que possuem o consumo de até 50kwh, o desconto chega a 100%.
Os dados levantados pela Equatorial Alagoas de 2019, apontam que mais de 184 mil famílias que já possuem cadastros nos programas do Governo Federal e atendem a todos os critérios exigidos pelo programa, mas ainda não recebem o benefício, por não ter realizado cadastro junto a Equatorial, ou não ter realizado a atualização cadastral que é realizada a cada dois anos.
As cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios lideram o ranking de municípios com o maior número de famílias com direito ao benefício, porém sem receber o desconto devido ao cadastro desatualizado. Confira a lista:
MUNICÍPIO POTENCIAL NÃO CADASTRADO
MACEIÓ - 42.348
ARAPIRACA - 6.106
PALMEIRA DOS ÍNDIOS - 4.937
UNIÃO DOS PALMARES - 4.709
RIO LARGO - 4.615
PENEDO - 4.444
SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - 4.382
MARECHAL DEODORO - 3.504
SÃO LUIS DO QUITUNDE - 3.467
CAMPO ALEGRE - 3.155
O executivo da Equatorial, Wellington Silva, destaca que o benefício tem um importante impacto no planejamento financeiro das famílias de baixa renda.
“Com o desconto, que pode chegar até 65%, essas famílias podem usar o dinheiro economizado para colocar mais comida na mesa ou investir na educação dos filhos. Por isso, é importante que todos tenham conhecimento sobre a Tarifa Social”, diz.
Como solicitar o benefício
Realizar o cadastro ou até mesmo renová-lo é bem simples, basta ir a qualquer agência de atendimento da Equatorial Alagoas, com a última conta de energia, levando o cartão do benefício com o Número de Inscrição Social – NIS, (caso não possua o NIS é necessário procurar a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, CRAS da cidade em que você reside) RG e CPF.
No caso das famílias indígenas, a Carteira de Identidade pode ser substituída pelo Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI).
Os descontos podem ser de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica, calculados e fixados pela ANEEL, o que faz muita diferença no orçamento de uma família.
É importante destacar que os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica da residência, sendo que as residências com menor consumo têm descontos maiores. Um consumo mais elevado pode tirar o cliente da faixa de descontos do programa.
Por se tratar de um desconto na fatura, a tarifa social é um incentivo ao cidadão para manter as faturas em dia, além de ter boas práticas de economia para não desperdiçar energia elétrica.
Veja também
Últimas notícias

Mãe é resgatada após enviar bilhete pedindo socorro na mochila do filho

Morre Enaldo Marques, líder da empresa Grafmarques e integrante de comitê do CRB
![[Vídeo] Corretor de imóveis viraliza ao 'vender' túmulos para talaricos em Vitória](https://img.7segundos.com.br/4VfLOQ1iCS1YicbUlVHzQAmYSUg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/f771wx4n-corretor-de-imoveis-cemiterio-1024x596.webp)
[Vídeo] Corretor de imóveis viraliza ao 'vender' túmulos para talaricos em Vitória

Operação da PF investiga contrato e apreende R$ 8 milhões em bens em municípios de AL

Influenciadora mexicana é morta ao vivo durante 'live' no Tiktok

Foragido da justiça por agredir ex-esposa é preso pela Polícia Civil, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
