Polícia Civil esclarece 70,8% dos homicídios ocorridos em Maceió no 1º semestre
De janeiro a junho, foram registrados 177 assassinatos na capital

A Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas da Capital (DHPP) divulgou dados nesta segunda-feira (15) mostrando que a Polícia Civil de Alagoas esclareceu 70,8% dos assassinatos ocorridos em Maceió de janeiro a junho deste ano.
De acordo com o coordenador da DHPP, Eduardo Mero, durante o primeiro semestre, foram registrados 177 assassinatos na capital, resultando na instauração de 168 inquéritos policiais, isto porque em alguns casos houve mais de uma vítima.
Nos seis primeiros meses do ano, 185 inquéritos policiais foram concluídos. Destes, 131 tiveram os nomes dos autores indicados à Justiça. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve o aumento de 50,6% no índice de esclarecimento de assassinatos.
Este ano, dos 177 crimes registrados, 70,8% tiveram seus autores conhecidos. Os dados da DHPP indicam índice de esclarecimento de 70,8% dos inquéritos concluídos e 77,9% dos inquéritos instaurados.
Houve também a redução no número de assassinatos, na capital, nos seis primeiros meses do ano. Em 2018, foram registrados 263, enquanto este ano foram 177, uma queda de 33,95%.
O número de prisões dos autores de assassinatos, neste mesmo período, mostra a redução da impunidade no estado. Ao todo, foram 145 prisões e apreensões. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 88,3%. Em 2018, foram 77 prisões; este ano, 145 homicidas foram presos.
Para Eduardo Mero, outro dado importante é que 80% das prisões ou apreensões foram mantidas pela Justiça, o que indica a eficiência das investigações e da elaboração dos inquéritos policiais. “A manutenção das prisões reduz a sensação de impunidade e inibe a prática de novos crimes”, destacou.
O delegado-geral Paulo Cerqueira afirma que os índices de elucidação de homicídios são significativos e refletem a orientação do governador Renan Filho e do secretário de Segurança Pública, Lima Júnior. “Esse trabalho feito pela Polícia Civil, colabora com a redução, mês a mês, no número de assassinatos em todo o estado”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
