Prefeitura de Maceió e Instituto Net Claro Embratel lançam projeto
Lançamento está marcado para a próxima sexta-feira (19)

Com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) firmou parceria com o Instituto NET Claro Embratel, com apoio do Instituto Crescer, para implementação do projeto Educonex@o. O convênio resultará na oferta de TV a cabo e internet para 52 escolas de Ensino Fundamental do Município, em regiões cabeadas pela operadora NET. O lançamento está marcado para a próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 8h30, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), no Farol.
A parceria vai capacitar mais de 200 profissionais da Educação para o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula, beneficiando mais de 1.200 alunos. Os coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para utilizar tecnologias digitais e inovação em práticas educacionais.
A iniciativa deverá estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pela comunidade educadora a partir da utilização do sistema (Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras – 50 indicadores de avaliação (APEI-50).
A diretora do Centro de Formação Paulo Freire da Semed, Izabel Melo, destacou que o objetivo é sensibilizar os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo focado no desenvolvimento das competências cognitivas básicas, digitais e socioemocionais. “A proposta é valorizar a função do coordenador pedagógico como aquele que contribui com o processo de desenvolvimento profissional da sua equipe e que acompanha a prática em sala de aula”, afirmou.
“Com o intuito de contribuir para que o País seja cada vez melhor, a Claro leva tecnologia e infraestrutura para cumprir um importante papel social que é de proporcionar o desenvolvimento mediante iniciativas que valorizam a Educação, a Cidadania e a Cultura. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió foi fundamental para a concretização do Educonex@o, que dará a oportunidade para os professores ampliarem seu repertório educacional”, afirma Fabrício Silva de Araújo, gerente de operações da Claro.
Desde 2011 o Instituto NET Claro Embratel desenvolve o Projeto Educonex@o. O objetivo é dialogar com educadores buscando estimulá-los a repensar a prática pedagógica com auxílio das tecnologias digitais e metodologias ativas, para que, assim, contribuam com a promoção de uma educação que faça mais sentido para os alunos e os envolva em momentos de aprendizagem significativa.
Nesse período, o projeto impactou mais de 63 mil estudantes, de 1.700 escolas municipais e promoveu a formação de aproximadamente 2.200 professores, distribuídos por 51 municípios. Esses profissionais puderam conhecer mais sobre as metodologias ativas e formas de se usar as tecnologias digitais com o objetivo de desenvolver competências nos alunos.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
