OAB/AL entra com representação contra juiz que negou a reter percentual de advogado
Magistrado se negou a reter o percentual de 30% em relação aos honorários advocatícios

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) instaurou uma representação contra um juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) nessa quarta-feira (17), após uma decisão de maio de 2019, em que o magistrado se negou a reter o percentual de 30% em relação aos honorários advocatícios que estava previsto no contrato de um advogado.
Ao tomar conhecimento da situação, a OAB/AL tomou as providências acionando a Corregedoria Regional do Trabalho para que o caso fosse apurado. De acordo com João Viegas, procurador-Geral da OAB/AL, o estatuto é claro e a lei federal prevê a legalidade da retenção. “Não cabe à Justiça do Trabalho divergir do contrato entre o advogado e seu cliente”, afirmou Viegas.
Ainda segundo João Viegas, o magistrado, além de ultrapassar o limite de sua jurisdição, se recusou a cumprir a lei federal no sentido de reter o percentual adequado que era o previsto no contrato.
“A OAB mais uma vez está defendendo as prerrogativas dos advogados. Honorário é coisa séria e será tratado como tal na Ordem. Esperamos que a situação não ocorra mais com os magistrados”, pontuou.
O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa Jr. defendeu com vigor os honorários. “A Ordem entende que qualquer profissional da área do Direito deve ser bem remunerado e isso se aplica a advocacia. Honorário não é gorjeta. A partir de agora, qualquer atentado ao honorário do advogado será visto como um ataque à toda advocacia”
Assinaram a reclamação disciplinar o Presidente da Seccional, Nivaldo Barbosa Jr., o Presidente da Comissão de Defesa dos Honorários, Paulo Farias, e o Procurador-geral da OAB/AL, João Viegas.
Veja também
Últimas notícias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
