Guardas de Maceió recebem orientações sobre o adesão voluntária
Serviço tem como objetivo aumentar a quantidade de agentes em serviço nas ruas
Nesta semana, guardas municipais de Maceió passaram por um treinamento para tirar dúvidas acerca do Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV). O serviço foi implantando na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para eventos previsíveis, que exijam reforço nas escalas, e pontos e locais com grande demanda de atuação.
O coordenador-geral de Tecnologia de Informação da Semscs, Luciano Alcântara, apresentou os artigos da Lei e explicou como será o funcionamento. “Explicamos quais os requisitos principais, os impedimentos e a forma de adesão. Esses agentes serão os multiplicadores para outros guardas do que apresentamos hoje”, disse.
Para o inspetor-geral da Guarda Municipal de Maceió (GMM), Jerônimo Barbosa, a implantação do SIAV chegou em um momento importante. “Vamos ter reforço nas operações em pontos cruciais, como o Centro de Maceió, por exemplo”, avalia.
O serviço
Criado pela Lei Municipal 6.901/2019, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 27 de junho, o Serviço Voluntário tem como um dos principais objetivos aumentar a quantidade de agentes em serviço nas ruas. O Decreto número 8.759/2019, publicado em 05 de julho, regulamentou a atividade.
Entre os requisitos obrigatórios, é necessário ser membro da Guarda Municipal de Maceió e estar na ativa; não estar respondendo a procedimentos disciplinares de natureza grave ou a processo criminal na Justiça Comum ou Eleitoral; não ter sido responsabilizado por prática de infração administrativa grave ou condenado penalmente pelos últimos 5 (cinco) anos e apresentar as Certidões Negativas, em conformidade com a Lei.
Como fazer
Serão disponibilizados no Portal do Município, para impressão e preenchimento, o requerimento individual e uma planilha em formato excel, onde devem ser informados os dias e horários de interesse para realização do trabalho no mês subsequente.
A entrega de todos os documentos deve ser feita no setor de protocolo na sede da Guarda Municipal, no Vergel do Lago, até o 25º dia do mês anterior ao do serviço. “Essa solicitação deve ser renovada mensalmente e a planilha em excel deve ser enviada para o e-mail [email protected]“, detalha Alcântara. O e-mail também estará disponível para quem quiser tirar alguma dúvida.
A escala de Serviço Indenizado de Adesão Voluntária não se confunde com a escala de serviço ordinário e a efetivação é condicionada à autorização do titular da pasta. Após a confirmação da participação, o agente não pode faltar.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
