Guardas de Maceió recebem orientações sobre o adesão voluntária
Serviço tem como objetivo aumentar a quantidade de agentes em serviço nas ruas

Nesta semana, guardas municipais de Maceió passaram por um treinamento para tirar dúvidas acerca do Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV). O serviço foi implantando na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para eventos previsíveis, que exijam reforço nas escalas, e pontos e locais com grande demanda de atuação.
O coordenador-geral de Tecnologia de Informação da Semscs, Luciano Alcântara, apresentou os artigos da Lei e explicou como será o funcionamento. “Explicamos quais os requisitos principais, os impedimentos e a forma de adesão. Esses agentes serão os multiplicadores para outros guardas do que apresentamos hoje”, disse.
Para o inspetor-geral da Guarda Municipal de Maceió (GMM), Jerônimo Barbosa, a implantação do SIAV chegou em um momento importante. “Vamos ter reforço nas operações em pontos cruciais, como o Centro de Maceió, por exemplo”, avalia.
O serviço
Criado pela Lei Municipal 6.901/2019, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 27 de junho, o Serviço Voluntário tem como um dos principais objetivos aumentar a quantidade de agentes em serviço nas ruas. O Decreto número 8.759/2019, publicado em 05 de julho, regulamentou a atividade.
Entre os requisitos obrigatórios, é necessário ser membro da Guarda Municipal de Maceió e estar na ativa; não estar respondendo a procedimentos disciplinares de natureza grave ou a processo criminal na Justiça Comum ou Eleitoral; não ter sido responsabilizado por prática de infração administrativa grave ou condenado penalmente pelos últimos 5 (cinco) anos e apresentar as Certidões Negativas, em conformidade com a Lei.
Como fazer
Serão disponibilizados no Portal do Município, para impressão e preenchimento, o requerimento individual e uma planilha em formato excel, onde devem ser informados os dias e horários de interesse para realização do trabalho no mês subsequente.
A entrega de todos os documentos deve ser feita no setor de protocolo na sede da Guarda Municipal, no Vergel do Lago, até o 25º dia do mês anterior ao do serviço. “Essa solicitação deve ser renovada mensalmente e a planilha em excel deve ser enviada para o e-mail [email protected]“, detalha Alcântara. O e-mail também estará disponível para quem quiser tirar alguma dúvida.
A escala de Serviço Indenizado de Adesão Voluntária não se confunde com a escala de serviço ordinário e a efetivação é condicionada à autorização do titular da pasta. Após a confirmação da participação, o agente não pode faltar.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas

Secretaria de Saúde de Palmeira inicia Mutirão de Cirurgias em maio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
