Comitê inicia pesquisa com moradores da região do Pinheiro
As equipes integradas compostas por profissionais da área de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Estado e Município iniciaram na manhã desta quinta-feira (18) a pesquisa por amostragem com os moradores dos bairros do Bebedouro, Mutange e Pinheiro. O objetivo é analisar a situação de saúde nos bairros, além de descrever as condições de saúde relacionadas a agravos transmissíveis e não transmissíveis e a percepção dos moradores quanto ao risco de algum acontecimento na região.
O inquérito será realizado por meio da aplicação de um questionário a 210 famílias com o uso de tablets, que transmitirão os dados para um computador central, e depois serão analisados em um programa.
Para Fábio Mota, psicólogo e técnico da Vigilância Epidemiológica da SMS, as ações desenvolvidas em conjunto trazem benefícios à população. “Com essa ação integrada, o Ministério traz uma expertise por trabalhar em situações mais graves, e as equipes do Estado e do Município estão incorporando uma força tarefa para que tenhamos uma dimensão real do que está acontecendo com a população. Então essa integração é muito positiva e cada um traz uma colaboração muito importante”, destacou Fábio.
O questionário – quantitativo e qualitativo – será aplicado por seis equipes, compostas por três pessoas cada, e avaliará dados socioeconômicos, perfil populacional, condições de saúde, qualidade e hábitos de vida e percepção de risco.
Laiza Granja, assessora técnica da Vigilância em Saúde da Sesau, explica que a análise, realizada por meio do inquérito, possibilitará conhecer a situação e traçar ações voltadas para a necessidade da população. “Vão ser dois tipos de questionário: um será coletivo para a família e outro será de uma pessoa sorteada da casa, com perguntas mais individuais, para identificarmos a percepção dele tanto de saúde, como da situação atual”.
A pesquisa foi solicitada pelo Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes), que conta com representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e acontece em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
