Comitê inicia pesquisa com moradores da região do Pinheiro
As equipes integradas compostas por profissionais da área de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Estado e Município iniciaram na manhã desta quinta-feira (18) a pesquisa por amostragem com os moradores dos bairros do Bebedouro, Mutange e Pinheiro. O objetivo é analisar a situação de saúde nos bairros, além de descrever as condições de saúde relacionadas a agravos transmissíveis e não transmissíveis e a percepção dos moradores quanto ao risco de algum acontecimento na região.
O inquérito será realizado por meio da aplicação de um questionário a 210 famílias com o uso de tablets, que transmitirão os dados para um computador central, e depois serão analisados em um programa.
Para Fábio Mota, psicólogo e técnico da Vigilância Epidemiológica da SMS, as ações desenvolvidas em conjunto trazem benefícios à população. “Com essa ação integrada, o Ministério traz uma expertise por trabalhar em situações mais graves, e as equipes do Estado e do Município estão incorporando uma força tarefa para que tenhamos uma dimensão real do que está acontecendo com a população. Então essa integração é muito positiva e cada um traz uma colaboração muito importante”, destacou Fábio.
O questionário – quantitativo e qualitativo – será aplicado por seis equipes, compostas por três pessoas cada, e avaliará dados socioeconômicos, perfil populacional, condições de saúde, qualidade e hábitos de vida e percepção de risco.
Laiza Granja, assessora técnica da Vigilância em Saúde da Sesau, explica que a análise, realizada por meio do inquérito, possibilitará conhecer a situação e traçar ações voltadas para a necessidade da população. “Vão ser dois tipos de questionário: um será coletivo para a família e outro será de uma pessoa sorteada da casa, com perguntas mais individuais, para identificarmos a percepção dele tanto de saúde, como da situação atual”.
A pesquisa foi solicitada pelo Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes), que conta com representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e acontece em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).
Veja também
Últimas notícias
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
