Comitê inicia pesquisa com moradores da região do Pinheiro
As equipes integradas compostas por profissionais da área de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Estado e Município iniciaram na manhã desta quinta-feira (18) a pesquisa por amostragem com os moradores dos bairros do Bebedouro, Mutange e Pinheiro. O objetivo é analisar a situação de saúde nos bairros, além de descrever as condições de saúde relacionadas a agravos transmissíveis e não transmissíveis e a percepção dos moradores quanto ao risco de algum acontecimento na região.
O inquérito será realizado por meio da aplicação de um questionário a 210 famílias com o uso de tablets, que transmitirão os dados para um computador central, e depois serão analisados em um programa.
Para Fábio Mota, psicólogo e técnico da Vigilância Epidemiológica da SMS, as ações desenvolvidas em conjunto trazem benefícios à população. “Com essa ação integrada, o Ministério traz uma expertise por trabalhar em situações mais graves, e as equipes do Estado e do Município estão incorporando uma força tarefa para que tenhamos uma dimensão real do que está acontecendo com a população. Então essa integração é muito positiva e cada um traz uma colaboração muito importante”, destacou Fábio.
O questionário – quantitativo e qualitativo – será aplicado por seis equipes, compostas por três pessoas cada, e avaliará dados socioeconômicos, perfil populacional, condições de saúde, qualidade e hábitos de vida e percepção de risco.
Laiza Granja, assessora técnica da Vigilância em Saúde da Sesau, explica que a análise, realizada por meio do inquérito, possibilitará conhecer a situação e traçar ações voltadas para a necessidade da população. “Vão ser dois tipos de questionário: um será coletivo para a família e outro será de uma pessoa sorteada da casa, com perguntas mais individuais, para identificarmos a percepção dele tanto de saúde, como da situação atual”.
A pesquisa foi solicitada pelo Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes), que conta com representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e acontece em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).
Veja também
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
