Candidatos a conselheiro tutelar realizam capacitação
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início nesta terça-feira (23) ao curso de capacitação para os candidatos ao Conselho Tutelar de Maceió. O curso terá duração de quatro dias, e após essa etapa, será aplicada uma prova de Conhecimentos Gerais sobre temas relacionados aos Direitos da Criança e do Adolescente e a rotina do Conselho. Só estarão aptos a concorrer ao processo seletivo os candidatos que forem aprovados com média mínima de 6,0.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Walkiria Lúcio, falou sobre a importância da capacitação, que é prevista em lei. “É imprescindível participar, porque é durante o curso que os candidatos terão uma ideia do trabalho que irão desenvolver. É um momento também para mostrarmos que a função de garantir os direitos de crianças e adolescentes é muito importante e exige dedicação exclusiva”, destacou.
O curso está acontecendo no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Alagoas (OAB/AL), localizado no bairro de Jacarecica, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ao todo, foram inscritas 332 pessoas, e 50 serão eleitas.
Os novos conselheiros serão escolhidos em todo o Brasil no dia 6 de outubro, obedecendo à padronização nacional do Processo de Escolha Unificado dos Membros do Conselho Tutelar, que leva em consideração parte do modelo adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A escolha será por meio do voto popular, e qualquer cidadão maceioense poderá votar em apenas um candidato, de acordo com a sua a zona eleitoral. O voto é secreto e a divulgação dos locais de escolha será feita com antecedência mínima de 20 dias pelo CMDCA.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, a nova eleição fortalece a política de proteção em Maceió. “É uma eleição importante para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Esperamos comprometimento e entrega dos participantes que serão eleitos pela população”, destacou.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Cabe a ele o combate às violações e aos crimes que atingem a população infantojuvenil. O Conselho também é responsável pela promoção da qualidade de vida e pelo acompanhamento das investigações dos crimes relacionados ao seu público-alvo.
A capacitação acontecerá até a próxima sexta-feira(26), e as provas serão no domingo(28).
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
