Advogados de hacker afirmam que ele deixou cópias das conversas com pessoas dentro e fora do país
Defesa diz que Neto não é filiado a partidos e é “desinteressado em política institucional”
A defesa de Walter Delgatti Neto, um dos presos acusados de hacker o celular do ministro da Justiça, Sergio Moro, e de mais mil autoridades, divulgou uma nota neste domingo (28) que informa que ele deixou cópias de conversas com terceiros dentro e fora do país.
“Para todos os fins, registra, por pertinente, que o conjunto das informações está devidamente resguardado por fiéis depositários, nacionais e internacionais”, diz um trecho do texto.
Segundo os advogados Luis Gustavo Delgado Barros e Fabrício Martins Chaves Lucas, Neto não é filiado a partidos e é “desinteressado em política institucional”. Eles afirmam ainda que o cliente acredita que “os serviços online e o poder público deveriam testar segurança de aplicativos como o Telegram”, usado por ele para acessar os aparelhos das autoridades.
Em depoimentos à Polícia Federal, os outros três presos suspeitos pela invasão de dados apresentaram versões nas quais tratam Neto, conhecido como “Vermelho”, como o líder do grupo.
O DJ Gustavo Henrique Elias Santos afirmou que Delgatti Neto é “simpatizante do PT” e que pretendia vender as mensagens acessadas para o partido. Na semana passada, a informação que circulou é que ele era filiado ao DEM de Araraquara (SP), segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a informação ser revelada, o partido informou que o havia expulsado.
Entenda
Os quatro foram presos na última semana na Operação Spoofing, deflagrada pela Polícia Federal. De acordo com as autoridades, aproximadamente mil contas telefônicas foram alvos dos criminosos, incluindo a do presidente Jair Bolsonaro.
O padrão de ação dos hackers foi identificado em dez dias pelos policiais. Depois, foram localizados os IPs dos equipamentos e feito o rastreamento do grupo. Trata-se de um bando com perfil de estelionato eletrônico, especialista em fraudes bancárias, inclusive envolvendo cartões de débito e crédito.
Veja também
Últimas notícias
Câmara aprova MP que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda
Câmara retoma trabalhos nesta terça com primeira sessão ordinária de 2026
Resultado da 1ª chamada do Prouni é divulgado; saiba como conferir
Fé e tradição marcam encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho
Alfredo Gaspar pede convocação de Lulinha e quebra de sigilos na CPMI do INSS
Arapiraquense Willy Vaqueiro é escolhido em concurso no Ceará, grava CD e assina contrato para agenciamento de shows
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
