MEC lança Plano de Transformação Digital para 99 serviços da pasta
Dos serviços que passarão pela transformação digital, 48 são da educação superior, 47 da educação básica e 4 da educação profissional e tecnológica
O ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 29/7, que vai disponibilizar 99 serviços em ambiente digital até 2020. De acordo com um comunicado no site do órgão, a medida trará facilidade e simplificação para o acesso, a solicitação e o acompanhamento de serviços ao cidadão.
O Plano de Transformação Digital do MEC, realizado em parceria e com apoio do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Modernização, da Secretaria-Geral da Presidência da República, é fruto de mais de dois meses de trabalho, com cerca de 100 pessoas envolvidas. Além disso, a iniciativa também prevê que o usuário terá login e senha únicos e poderá ainda avaliar a prestação dos serviços.
Entre outras coisas, a iniciativa tem o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário, com menos burocracia, acesso mais simples e tempo de espera e custos menores. Conforme o MEC, todas as iniciativas se refletem em uma redução de gastos inicial de R$ 32,5 milhões.
Segundo o secretário executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, a iniciativa é um "plano de voo para 2019 e 2020 de transformação digital do MEC". Vogel acrescentou que o objetivo é ter todos os serviços do MEC no portal único do governo.
A transformação dos serviços públicos prevê a migração dos Apps para a loja Gov.br, dos portais para o portal único com senha e login únicos, além de permitir a avaliação dos serviços prestados à população.
O projeto também prevê a integração da base de dados e a utilização de ciência e compartilhamento de dados, de formar a ampliar a eficiência das políticas públicas que serão baseadas em evidências e assim tornarão as decisões mais objetivas e transparentes, conforme o MEC.
Serviços
Dos serviços que passarão pela transformação digital, 48 são da educação superior, 47 da educação básica e 4 da educação profissional e tecnológica. A medida também abrangerá serviços disponíveis na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Instituto Nacional de Ensinos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
