Candidatos relatam fraudes e pedem anulação de prova para Conselho Tutelar
Parte dos inscritos alega que processo estaria maculado por ilegalidades e fraudes
Um grupo de candidatos que concorre a vagas para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Maceió, entrou com recurso na última quarta-feira (31), solicitando o cancelamento do certame realizado no dia 28. O motivo foi a constatação de uma série de suspeitas de fraudes divulgadas pela Comissão de Contestação do Certame Conselho Tutelar Maceió 2019, que representa aproximadamente 150 pré-candidatos ao cargo.
O 7Segundos teve acesso ao documento que aponta "há dúvida clara quanto à legalidade, impessoalidade e moralidade do pleito". Além disso, o recurso denuncia a participação de um funcionário/prestador de serviço - da empresa que elaborou e aplicou a prova - no certame; a não autorização para candidatos assinarem cartão de respostas e; a proibição do direito dos candidatos saírem com cadernos de provas após encerramento.
Também foram detectados pelos candidatos: a ausência de detectores de metais; tumulto em algumas salas; a substituição de folhas em caderno de provas e não compensação de tempo perdido; fiscais se ausentando das salas constantemente; ausência de atas para registro de ocorrência em algumas salas; certame para nível médio e prova de nível superior; e ausência do Ministério Público Estadual (MPE/AL) durante aplicação da prova.
"Por todo aduzido, ante as claras nulidades acima, requer-se [...] o cancelamento das provas que foram aplicadas no dia 28.07.2019, já que ferem os princípios da administração pública, tendo havido certamente benefício a um candidato que é prestador de serviços, aplicador de prova, capacitador e fiscal [...]. Finalmente, requer que seja aplicada uma nova prova a todos pré-candidatos", traz o documento.
O 7Segundos contatou a assessoria de comunicação do Ministério Público que informou que o coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, promotor de Justiça Ubirajara Ramos, titular da 44ª Promotoria de Justiça da Capital, está ciente do recurso e irá se reunir, na próxima segunda-feira (5), na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para tratar do assunto.
A reportagem aguarda posicionamento da assessoria de comunicação da prefeitura de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
