Trabalhadores protestam contra demissões da Equatorial Alagoas
Demissões atingem todo o Estado

Funcionários da Equatorial Alagoas, empresa que assumiu o controle da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), iniciaram o dia com um protesto contra o alto número de demissões, após a privatização da empresa. O clima entre os trabalhadores é de apreensão, pois até os funcionários mais novos e que prestaram concurso estão sendo demitidos.
Segundo Vicente Oliveira, diretor de Formação do Sindicato do Urbanitários de Alagoas, toda semana ocorre demissões sem justa causa e não há critérios para a escolha de quem vai sair. "A empresa fez um Plano de Demissão Voluntária [PDV] e cerca de 300 a 350 pessoas aderiram. Logo depois começaram a demitir sem justa causa", disse.
Ainda segundo o Sindicato, as demissões "além de prejudicar diretamente centenas de famílias, atingem a economia de Alagoas e certamente prejudicam a qualidade de um serviço estratégico e essencial para toda a população. Essa mão de obra é necessária para a empresa, que terá que recontratar esse pessoal especializado através de terceirizadas. Ocorre que os demitidos já possuem salários compatíveis com o mercado local. Além disso, não irão precisar de capacitação, pois já são treinados e qualificados para atuar na área".
A Equatorial emitiu uma nota, esclarecendo que a empresa se encontra em um processo de reestruturação e que sendo adequado ao modelo de gestão do grupo que a comprou. Segue a explicação completa:
Nota de esclarecimento
A Equatorial Energia Alagoas esclarece que a empresa foi privatizada recentemente, herdando uma dívida de mais de R$ 1.8 bilhões de reais, com sucessivos prejuízos e uma prestação de serviço precária. Neste momento, a distribuidora encontra-se em processo de reestruturação.
A empresa realizou o Programa de Demissão Voluntária, onde os que julgaram ser o momento, aderiram ao PDV. O quadro de colaboradores da distribuidora está sendo adequado ao modelo de gestão do Grupo Equatorial Energia.
A concessionária mantém relacionamento institucional respeitoso com todos os órgãos de representação de classe, entidades públicas e poderes constituídos, prezando pela observância da legislação trabalhista.
A Companhia ainda ratifica o compromisso da empresa com o estado e já apresentou o plano de investimentos da companhia até 2020, onde busca a melhoria no fornecimento de energia elétrica e atendimento, para satisfação dos clientes.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas
Veja também
Últimas notícias

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica

Dia das Crianças: Girau do Ponciano realiza mais uma edição do “Parque dos Sonhos” neste domingo (12)

Defensoria Pública atende moradores do Tabuleiro do Martins nesta quinta-feira (9)

Prefeito Allan de Jesus garante fardamento escolar para alunos da rede municipal

Festival de Música de Penedo homenageia Hermeto Pascoal

Prefeita participa de comemoração pelo dia dos agentes de saúde e de endemias em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
