Trabalhadores protestam contra demissões da Equatorial Alagoas
Demissões atingem todo o Estado
Funcionários da Equatorial Alagoas, empresa que assumiu o controle da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), iniciaram o dia com um protesto contra o alto número de demissões, após a privatização da empresa. O clima entre os trabalhadores é de apreensão, pois até os funcionários mais novos e que prestaram concurso estão sendo demitidos.
Segundo Vicente Oliveira, diretor de Formação do Sindicato do Urbanitários de Alagoas, toda semana ocorre demissões sem justa causa e não há critérios para a escolha de quem vai sair. "A empresa fez um Plano de Demissão Voluntária [PDV] e cerca de 300 a 350 pessoas aderiram. Logo depois começaram a demitir sem justa causa", disse.
Ainda segundo o Sindicato, as demissões "além de prejudicar diretamente centenas de famílias, atingem a economia de Alagoas e certamente prejudicam a qualidade de um serviço estratégico e essencial para toda a população. Essa mão de obra é necessária para a empresa, que terá que recontratar esse pessoal especializado através de terceirizadas. Ocorre que os demitidos já possuem salários compatíveis com o mercado local. Além disso, não irão precisar de capacitação, pois já são treinados e qualificados para atuar na área".
A Equatorial emitiu uma nota, esclarecendo que a empresa se encontra em um processo de reestruturação e que sendo adequado ao modelo de gestão do grupo que a comprou. Segue a explicação completa:
Nota de esclarecimento
A Equatorial Energia Alagoas esclarece que a empresa foi privatizada recentemente, herdando uma dívida de mais de R$ 1.8 bilhões de reais, com sucessivos prejuízos e uma prestação de serviço precária. Neste momento, a distribuidora encontra-se em processo de reestruturação.
A empresa realizou o Programa de Demissão Voluntária, onde os que julgaram ser o momento, aderiram ao PDV. O quadro de colaboradores da distribuidora está sendo adequado ao modelo de gestão do Grupo Equatorial Energia.
A concessionária mantém relacionamento institucional respeitoso com todos os órgãos de representação de classe, entidades públicas e poderes constituídos, prezando pela observância da legislação trabalhista.
A Companhia ainda ratifica o compromisso da empresa com o estado e já apresentou o plano de investimentos da companhia até 2020, onde busca a melhoria no fornecimento de energia elétrica e atendimento, para satisfação dos clientes.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Britney Spears fala em voltar aos palcos, mas exclui um país da rota
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
