Equatorial Alagoas dá dicas de como utilizar a geladeira de forma consciente
Aparelho pode representar cerca de 25% do valor da conta de luz
A geladeira é um item indispensável numa residência e um dos equipamentos que mais consomem energia por necessitar ficar ligada 24h por dia. Mesmo um aparelho eficiente pode representar cerca de 25% do valor da conta de luz de uma residência. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas preparou uma série de dicas para a população utilizar a geladeira de forma adequada e sem pesar no bolso.
Veja dicas:
• O refrigerador deve ser instalado em local bem ventilado, sem encostar em paredes ou móveis e mantido sempre longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;
• É preciso manter as borrachas de vedação da porta em bom estado para que ela feche corretamente;
• Alimentos quentes ou recipientes destampados não devem ser colocados na geladeira. Isto evita que o motor trabalhe mais do que o habitual e gaste ainda mais energia para manter a temperatura interna;
• Se o aparelho não tem a capacidade de refrigeração sem produção de gelo é necessário fazer o degelo periodicamente;
• A geladeira só deve ser aberta quando for necessário. O simples ato de abrir e fechar a geladeira faz com que ela gaste mais energia.
De acordo com o engenheiro eletricista da Equatorial Energia Alagoas, Edmilson Santos, além das orientações acima, é bom evitar estender roupas, panos e tênis na parte de trás do equipamento. “O costume de utilizar a geladeira como o ‘varal’ para que roupas sequem mais rápido é muito comum, mas é bastante prejudicial para o aparelho, pois dificulta a dispersão do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento, causa desgaste no refrigerador - reduzindo a vida útil do compressor (o motor), e aumenta o valor da conta de energia”, afirma Edmilson.
O engenheiro orienta ainda que o cliente deve sempre verificar o consumo declarado pelo fabricante e também se a geladeira tem o selo de economia de energia do Procel e categoria “A” do Inmetro. Além disso, em famílias pequenas, recomenda-se evitar a compra de equipamentos muito potentes ou grandes, pois na maior parte do tempo a família não utiliza toda a capacidade do aparelho e o consumo de energia é maior.
Troca de geladeiras
A Equatorial Energia Alagoas começou na terça-feira (30) o cadastro para o sorteio de 240 geladeiras econômicas e eficientes nos municípios de Penedo e Delmiro Gouveia. O sorteio acontecerá na sexta-feira (02). A troca é realizada de forma gratuita, pois a distribuidora sabe o impacto na conta de energia ao ter um equipamento obsoleto e de consumo elevado dentro de casa. As geladeiras sorteadas são bastante econômicas e o cliente premiado já conseguirá perceber a diferença na fatura seguinte.
Na próxima semana, a campanha será realizada em Maceió e em Santana do Mundaú. Para participar da ação é preciso atender aos seguintes critérios:
• Estar adimplente com a Equatorial Energia Alagoas;
• Ser o titular da conta de energia;
• Apresentar CPF e Identidade;
• Apresentar a última conta paga;
• A unidade consumidora deve ser residencial;
• Ter em casa uma geladeira ineficiente que consuma muita energia e que funcione para fazer a troca.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento através do número 0800 082 0196.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
