Tradicional posto de combustível fecha as portas
Local é referência até para as linhas de ônibus
Quem nunca tomou como referência no bairro do Tabuleiro dos Martins, a “Bomba do Gonzaga”? O tradicional posto de combustível da parte alta da capital fechou suas portas nesta semana.
Em 1941, durante a segunda guerra mundial, a empresa aérea Panair do Brasil decidiu construir um novo aeroporto na parte alta de Maceió. Já existia um da Air France instalado onde hoje é o DER, na descida para Satuba. A Panair, então, resolveu utilizar um terreno na cercania de Rio Largo.
Este aeroporto foi inaugurado no ano de 1943 e imediatamente ocupado por tropas americanas que instalaram no local uma base de balões dirigíveis para patrulhar a costa alagoana. Vários galpões foram erguidos no local para acomodar os soldados e as oficinas.
A região passou a ganhar importância militar surgindo mais um grande investimento: a pavimentação asfáltica da ‘Estrada do Jacutinga’, que passou a se chamar ‘Estrada Fernandes Lima’. Junto ao pavimento veio o comércio, e um dos primeiros negócios foi a venda de combustíveis para automóveis, nascendo então a Bomba do Gonzaga.
O proprietário fundador foi José Gonzaga de Almeida, natural de Coqueiro Seco, que desde jovem trabalhava como balconista em Fernão Velho. Estabeleceu-se como comerciante no Tabuleiro do Martins para vender querosene. Nos anos 40 conseguiu a representação dos combustíveis da Shell e consolidou seu empreendimento.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende homem de 60 anos condenado por estupro em Arapiraca
Trabalhadores do Hospital Veredas voltam a protestar após seis meses sem salários
Anvisa amplia acesso para o uso de cannabis medicinal no Brasil; veja o que mudou
Pacientes com meningite em Maceió evoluem bem e estão fora de perigo
Ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro avança com liberação de novo trecho
Jovem é preso em flagrante acusado de tráfico de drogas em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
