Defesa Civil explica monitoramento em área de instabilidade

O trabalho de monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec) da Defesa Civil de Maceió nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro – afetados pela instabilidade de solo – foi tema de palestra na última quarta-feira (04) para estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol.
No evento, o engenheiro Victor Azevedo e o geólogo Antonioni Guerrera, ambos do Cimadec, falaram sobre o trabalho nos bairros afetados pela instabilidade de solo, como funciona o Centro e como é realizado o monitoramento da área.
“Sob um olhar da Geologia, foi um contexto geral da problemática do Pinheiro, além de uma explicação sobre o papel da Defesa Civil no monitoramento da região. Também passamos informações sobre os estudos que foram realizados até o momento, e como isso foi importante para atribuir o problema à causa de exploração mineral”, explicou Antonioni Guerrera.
Já o engenheiro da Defesa Civil, Victor Azevedo, falou sobre os trabalhos realizados pelo Cimadec e sobre as experiências de integração multidisciplinar do Centro, que integra as áreas da Engenharia, Geologia e Meteorologia.
“Além de passar a situação atual do Pinheiro, mostramos nossas metodologias de trabalho, enfatizando a importância do vínculo entre as disciplinas e o aprendizado proveniente disso, que abarca o olhar diferenciado de cada área”, destacou o engenheiro.
Depois da explanação, os estudantes tiraram dúvidas sobre questões como a identificação de patologias em fundações, o monitoramento realizado pelo Cimadec e sobre os métodos utilizados para encontrar soluções.
A palestra dos profissionais do Cimadec aconteceu durante o evento “Boa Noite Engenharia 2019”, promovido anualmente pela faculdade, com o objetivo de promover debate de caráter informal sobre os temas gerais tratados pelas engenharias.
Sempre que solicitado, a Defesa Civil leva até instituições e comunidades palestras sobre o trabalho da instituição. Para solicitar, o interessado precisa enviar ofício para a Defesa Civil de Maceió, com informações sobre o tema sugerido e o público ser atendido. Após esta formalização, será agendado o dia e hora da apresentação.
A sede da Defesa Civil está localizada na Rua Cônego João Barros Pinho, no bairro Pinheiro, e funciona de 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 0800 030 6205.
Últimas notícias

Justiça italiana mantém Carla Zambelli presa e aponta ‘grau máximo’ de risco de fuga
Dia J do Jomart Atacarejo acontece nesta sexta com ofertas imperdíveis em todos os setores

Caminhão tenta desviar de carro, atinge moto e deixa homem ferido na Rota do Mar

CBMAL e Ufal iniciam curso de atendimento pré-hospitalar para cães e gatos

Adolescente traída em show diz que Nattan ofereceu R$ 500 para ela perdoar namorado: 'Humilhação'
![[Vídeo] Homem que estuprou enteada de quatro anos é preso no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/pps2TU4KhiOjbGDbY1KMNT5pyWc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-28-at-110451.jpeg)
[Vídeo] Homem que estuprou enteada de quatro anos é preso no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
