Prefeitura realiza ações de combate ao suicídio em shopping de Maceió
No Centro, agentes do Ronda no Bairro distribuíram panfletos e conversaram com a população sobre o tema
Quem passou pela Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, na manhã desta terça-feira (10), percebeu uma movimentação diferente pela região. Isto porque o Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, realizou, neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma ação de conscientização sobre a campanha Setembro Amarelo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Além da distribuição de panfletos, os agentes conversaram com a população, que também teve acesso a serviços de higiene bucal e aferição de pressão arterial e glicose.
Diego da Silva, de 30 anos, foi uma das mais de cem pessoas que durante toda a manhã passaram pelo local e usufruíram dos serviços. Pai de duas adolescentes, ele disse ter achado o momento “de grande valia”. “Muitas vezes a gente não sabe como lidar com determinadas situações, e a gente tem vivido num tempo tão complicado. É bom conversar sobre esses assuntos e poder tirar dúvidas, esclarecer algumas coisas, que podem ajudar a gente e a outros”, afirmou.
Além do público transeunte, também estiveram presentes alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire, localizado na Rua do Sol. Uma roda de conversa foi formada em meio à praça e, além do debate sobre adoecimento mental e suicídio, alguns estudantes se voluntariaram para dividir experiências pessoais e falar sobre a importância de buscar ajuda.
“Eu venho de uma relação familiar bastante conturbada e desenvolvi quadro de depressão a partir dos meus sete anos. Nesse tempo, já vivi muitas situações complicadas e que me fizeram, por diversas vezes, atentar contra a minha vida. Mas isso mudou quando fiz 18 anos, através de campanhas que eu participei e graças a ajuda de alguns amigos que me acolheram e orientaram a buscar ajuda profissional”, contou a estudante Bruna de Araújo, de 20 anos.
“A gente precisa estender esse debate e continuar falando sobre o suicídio todos os meses do ano. Além de desmistificar essa ideia de que psiquiatra e psicólogo são ‘médicos de doido’ e não ter vergonha de buscar socorro quando achar que é necessário, sabe? Porque foi assim que eu me vi livre. Hoje estou prestes a terminar os meus estudos, faço aula de dança e mesmo com as dificuldades da vida tenho aprendido a lidar com os problemas e sempre seguir em frente”, concluiu.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceria com o Parque Shopping, também realizará palestras sobre cuidados preventivos contra o suicídio e doenças emocionais nesta sexta-feira (13) às 19h. O evento acontecerá na Praça de Alimentação do shopping, em Cruz das Almas.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
