Saúde

Seminário abre programação do Setembro Amarelo em Arapiraca

Por Assessoria 10/09/2018 14h02
Seminário abre programação do Setembro Amarelo em Arapiraca
Setembro Amarelo visa alertar sobre a realidade do suicídio em todo o mundo - Foto: Reprodução

A Campanha Setembro Amarelo, movimento mundial que estimula a prevenção do suicídio, foi iniciada nesta segunda-feira (10), em Arapiraca. A abertura da programação aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba,  com o seminário “Escuta, Acolhimento e Educação em Saúde como ferramenta na prevenção automutilação e suicídio”.

A data escolhida para iniciar as atividades faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Destinado aos profissionais enfermeiros, assistentes sociais da Atenção Básica, profissionais dos Cras, do Nasf, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, o seminário integra as ações contempladas no projeto de intervenções, programado pela Comissão Intersetorial de Prevenção  à Automutilação e Suicídio de Arapiraca.

Comissão Intersetorial

De acordo com Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, a proposta do município, com a formação da comissão, que foi criada em fevereiro deste ano, é desenvolver estratégias que favoreçam a prevenção e a redução do alto e crescente índice de casos de automutilação, tentativas e efetivações de suicídio.

Programação

Entre os temas do seminário,  “O perfil da morbimortalidade dos suicídios em Arapiraca”, ministrado pela coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves; “Suicídio, falar é a melhor solução”, com a médica e professora Deuza Gitaí, representando o  Centro de Valorização da Vida (CCV); e “Autópsia Psicológica” com Ricardo de Oliveira, do Centro de Amor a Vida (CAVIDA).

A programação do dia será finalizada com a “Caminhada pela Vida”, a partir das 15h, com concentração na praça Luiz Pereira Lima e como destino o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no centro.  E nos próximos dias 17, 18 e 20, as atividades seguem com seminários para capacitação e elaboração dos cronogramas da Educação em Saúde, que serão desenvolvidas nas escolas municipais para os adolescentes.