Seminário abre programação do Setembro Amarelo em Arapiraca
A Campanha Setembro Amarelo, movimento mundial que estimula a prevenção do suicídio, foi iniciada nesta segunda-feira (10), em Arapiraca. A abertura da programação aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, com o seminário “Escuta, Acolhimento e Educação em Saúde como ferramenta na prevenção automutilação e suicídio”.
A data escolhida para iniciar as atividades faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Destinado aos profissionais enfermeiros, assistentes sociais da Atenção Básica, profissionais dos Cras, do Nasf, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, o seminário integra as ações contempladas no projeto de intervenções, programado pela Comissão Intersetorial de Prevenção à Automutilação e Suicídio de Arapiraca.
Comissão Intersetorial
De acordo com Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, a proposta do município, com a formação da comissão, que foi criada em fevereiro deste ano, é desenvolver estratégias que favoreçam a prevenção e a redução do alto e crescente índice de casos de automutilação, tentativas e efetivações de suicídio.
Programação
Entre os temas do seminário, “O perfil da morbimortalidade dos suicídios em Arapiraca”, ministrado pela coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves; “Suicídio, falar é a melhor solução”, com a médica e professora Deuza Gitaí, representando o Centro de Valorização da Vida (CCV); e “Autópsia Psicológica” com Ricardo de Oliveira, do Centro de Amor a Vida (CAVIDA).
A programação do dia será finalizada com a “Caminhada pela Vida”, a partir das 15h, com concentração na praça Luiz Pereira Lima e como destino o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no centro. E nos próximos dias 17, 18 e 20, as atividades seguem com seminários para capacitação e elaboração dos cronogramas da Educação em Saúde, que serão desenvolvidas nas escolas municipais para os adolescentes.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
