Seminário abre programação do Setembro Amarelo em Arapiraca
A Campanha Setembro Amarelo, movimento mundial que estimula a prevenção do suicídio, foi iniciada nesta segunda-feira (10), em Arapiraca. A abertura da programação aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, com o seminário “Escuta, Acolhimento e Educação em Saúde como ferramenta na prevenção automutilação e suicídio”.
A data escolhida para iniciar as atividades faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Destinado aos profissionais enfermeiros, assistentes sociais da Atenção Básica, profissionais dos Cras, do Nasf, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, o seminário integra as ações contempladas no projeto de intervenções, programado pela Comissão Intersetorial de Prevenção à Automutilação e Suicídio de Arapiraca.
Comissão Intersetorial
De acordo com Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, a proposta do município, com a formação da comissão, que foi criada em fevereiro deste ano, é desenvolver estratégias que favoreçam a prevenção e a redução do alto e crescente índice de casos de automutilação, tentativas e efetivações de suicídio.
Programação
Entre os temas do seminário, “O perfil da morbimortalidade dos suicídios em Arapiraca”, ministrado pela coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves; “Suicídio, falar é a melhor solução”, com a médica e professora Deuza Gitaí, representando o Centro de Valorização da Vida (CCV); e “Autópsia Psicológica” com Ricardo de Oliveira, do Centro de Amor a Vida (CAVIDA).
A programação do dia será finalizada com a “Caminhada pela Vida”, a partir das 15h, com concentração na praça Luiz Pereira Lima e como destino o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no centro. E nos próximos dias 17, 18 e 20, as atividades seguem com seminários para capacitação e elaboração dos cronogramas da Educação em Saúde, que serão desenvolvidas nas escolas municipais para os adolescentes.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
