Anuário elege estatística de Alagoas como a melhor do país
Qualidade dos dados apresentados pelo Núcleo de Estatística da SSP se destaca pelo cuidado e qualidade nas informações apresentadas pelo Estado

O trabalho do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ganhou, mais uma vez, destaque nacional pelo cuidado e qualidade dos dados sobre violência. Em sua 13ª edição, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública elegeu as informações estatísticas de Alagoas como as melhores do país. O estudo foi publicado na última terça-feira (10).
A publicação anual traz dados de todas as unidades da Federação relativos a mortes violentas e também agrupa os estados conforme a qualidade de suas informações estatísticas, fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social. Alagoas ficou em 1º lugar, com uma média de 95,25. A segunda melhor qualidade de informações foi do estado do Pará.
O ranking leva em consideração cinco eixos, que avaliam o conceito, as informações registradas, as informações perdidas, a convergência e a transparência. Em todos os quesitos, Alagoas obteve as melhores avaliações, sendo incluída no Grupo 01, que é composto pelos Estados que apresentaram a melhor qualidade nas informações solicitadas.
Não é a primeira vez que o Neac ganha destaque nacional e tem seu trabalho considerado o melhor do país. Na 12ª edição do Anuário, publicada em 2018, o estado também aparece liderando o ranking de melhor qualidade das informações.
Na divulgação do Atlas da Violência em 2017, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) colocou o Estado de Alagoas como o mais transparente na divulgação de dados sobre Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) no quesito Mortes por Causa Indeterminada.
Na pesquisa sobre dados de violência em 2015, Alagoas foi o Estado que mais esclareceu e registrou as causas de mortes ocorridas, ficando um percentual de 0,4% desses crimes a serem esclarecidos. Foi a menor taxa entre os Estados e o Distrito Federal.
Em 2010, a Segurança Pública começou a concentrar as informações sobre violência e o Neac passou a gerar uma unificação de dados com a disponibilização de informações fornecidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial, além do Hospital Geral do Estado e até veículos de comunicação. Os dados passaram a ser cruzados para a certificação dos casos. No ano de 2011º Núcleo assumiu a missão de catalogar diariamente as informações sobre crimes, analisar e gerar os indicadores criminais.
O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, afirmou que o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Neac é fundamental para consolidar e robustecer as estratégias de Segurança Pública, que são adotadas pelas polícias na busca pela redução da criminalidade.
“É uma satisfação ver o trabalho da equipe de analistas do Neac ganhar reconhecimento e ser uma referência para o país. Todo esse trabalho é fundamental para que tenhamos melhores condições de combater o crime e, assim, garantir segurança à sociedade”, completou.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
