Prefeito Rui Palmeira sanciona Política Municipal da Pessoa Idosa
Ato foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta (13)
O Prefeito Rui Palmeira sancionou a Lei n°7.308/2019, que dispõe sobre a Política Municipal da Pessoa Idosa (PMPI) em Maceió. O ato foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (13).
A Política Municipal da Pessoa Idosa atende aos preceitos da Política Nacional da Pessoa Idosa e tem como finalidade assegurar os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
A lei contempla ações nas áreas de promoção e assistência social, saúde, educação, trabalho e previdência social, habitação e urbanismo, transporte coletivo, justiça, cultura, esporte, lazer e turismo, urbanismo, agricultura, segurança pública, ciência e tecnologia.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, a sanção dessa lei é um marco na garantia dos direitos da pessoa idosa em Maceió. “A lei municipal terá o papel importante de fortalecer as políticas públicas voltadas aos idosos, com foco na promoção da qualidade de vida e na efetivação dos direitos que a pessoa idosa tem”, destacou.
Política municipal assegura os direitos sociais da pessoa idosa. Foto: Ascom Semas
A Secretária Municipal de Assistência Social (Semas) será responsável pela coordenação-geral da Política Municipal da Pessoa Idosa, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Tereza Lins, a sanção é um passo importante para a efetivação da Política Municipal da Pessoa Idosa. “Agora, o CMDPI lançará um edital para contratação de uma consultoria para realizar um diagnóstico, que permitirá saber com fidelidade a situação da pessoa idosa em Maceió”, explicou.
“Com a sanção da Política Municipal da Pessoa Idosa, cada secretaria terá condições de se organizar e fazer seus planos de trabalho, colocando no orçamento a parte destinada para a efetivação de políticas públicas para os idosos”, acrescentou Tereza Lins.
O Poder Executivo regulamentará a lei no prazo de 60 dias, a contar da data de publicação. Compete às entidades públicas municipais, no prazo de 180 dias, a promoção do reordenamento de seus órgãos, com base nas diretrizes, princípios e ações estabelecidas na lei.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
