Seminário vai debater desafios e nova modalidade de reabilitação para deficientes visuais em Maceió
Evento acontece na sexta (20), na FAT Antares
Os desafios para derrubar as barreiras e vencer os preconceitos sobre deficiências visuais é o tema do I Seminário de Acessibilidade, Inclusão e “Re” Habilitação da pessoa com deficiência visual, que vai acontecer na próxima sexta-feira (20), das 8h às 13h, no auditório da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), localizado no bairro do Antares, em Maceió. O evento é gratuito e será realizado pela Funbrasil com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, do Hospital de Olhos Santa Luzia e da FAT.
A programação conta com quatro palestrantes com especialidades em oftalmologia fisioterapia, psicologia e psicopedagogia e será aberto a pessoas com deficiência visual, acadêmicos e à sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/cfTenpbVmwhPqvMb7.
Segundo a coordenadora do Ponto de Atenção Visual da Funbrasil, Fernanda Galvão, o seminário surgiu da necessidade de alertar e esclarecer a sociedade sobre as doenças que podem ocasionar a cegueira, bem como cuidados e tratamentos que diminuem o risco da perda da visão.
“Montamos um cronograma bem diverso, com palestrantes de peso que têm propriedade para falar sobre esse tema tão importante que é a visão humana e as doenças que podem acometê-la. Além de apresentar números do cenário atual dessas patologias, iremos tratar sobre as questões de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências visuais dentro do nosso contexto social”, afirma Galvão.
De acordo com ela, um dos destaques do evento será a explanação sobre uma nova modalidade de reabilitação de pacientes, envolvendo uma equipe multidisciplinar. “Essa equipe trabalha para reabilitar e adaptar o paciente para que ele se torne novamente uma pessoa independente e autossuficiente, desempenhando funções rotineiras sem depender de outras, trabalhando também o lado emocional”, completa.
Confira a programação completa:
I seminário sobre Acessibilidade, Inclusão e “Re” Habilitação da pessoa com deficiência visual
08h – Credenciamento
09h – Cerimônia de abertura
09:30h – Apresentação do Coral do Centro Estadual Especializado Cyro Accioly.
09:50h – Palestra: “Prevenção, combate e tratamento para pacientes portadores de baixa visão, visão subnormal e cegueira!, ministrada pelo Dr. Nícolaas Stefan (Médico Oftalmologista pelo CBO e Médico referência do ponto de atenção visual da FUNBRASIL).
10:30h – Abertura para o Debate.
10:50h – Palestra: Os desafios da pessoa com deficiência visual nos espaços sociais.
Ministrada pela Especialista Gedalva Santos (Especialista em AEE – Deficiência Visual; Especialista em Deficiência Mental; Especialista em Psicopedagogia. Formadora na área de Deficiência e Diretora do Centro Estadual Especializado Cyro Accioly);
11:20h - Abertura para o Debate;
11:40h – Palestra: “Baixa Visão e/ou Cegueira: Caminhos para o processo de Re/Habilitação, inclusão e impactos na vida dos pacientes”.
Ministrada pelas Especialistas Valquibárbara Cavalcante (Fisioterapeuta e especialista em Reabilitação Visual: fisioterapia oftálmica e Terapia Ocupacional na Baixa Visão – IEXCEED) e Manon de Oliveira (Psicóloga e Especialista em Psicoterapia de crianças e Adolescentes);
12:10h – Abertura para o debate;
12:30h – Encerramento;
12:45 – Abertura do coffee break;
13h – Entrega dos certificados
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
