Seminário vai debater desafios e nova modalidade de reabilitação para deficientes visuais em Maceió
Evento acontece na sexta (20), na FAT Antares
Os desafios para derrubar as barreiras e vencer os preconceitos sobre deficiências visuais é o tema do I Seminário de Acessibilidade, Inclusão e “Re” Habilitação da pessoa com deficiência visual, que vai acontecer na próxima sexta-feira (20), das 8h às 13h, no auditório da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), localizado no bairro do Antares, em Maceió. O evento é gratuito e será realizado pela Funbrasil com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, do Hospital de Olhos Santa Luzia e da FAT.
A programação conta com quatro palestrantes com especialidades em oftalmologia fisioterapia, psicologia e psicopedagogia e será aberto a pessoas com deficiência visual, acadêmicos e à sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/cfTenpbVmwhPqvMb7.
Segundo a coordenadora do Ponto de Atenção Visual da Funbrasil, Fernanda Galvão, o seminário surgiu da necessidade de alertar e esclarecer a sociedade sobre as doenças que podem ocasionar a cegueira, bem como cuidados e tratamentos que diminuem o risco da perda da visão.
“Montamos um cronograma bem diverso, com palestrantes de peso que têm propriedade para falar sobre esse tema tão importante que é a visão humana e as doenças que podem acometê-la. Além de apresentar números do cenário atual dessas patologias, iremos tratar sobre as questões de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências visuais dentro do nosso contexto social”, afirma Galvão.
De acordo com ela, um dos destaques do evento será a explanação sobre uma nova modalidade de reabilitação de pacientes, envolvendo uma equipe multidisciplinar. “Essa equipe trabalha para reabilitar e adaptar o paciente para que ele se torne novamente uma pessoa independente e autossuficiente, desempenhando funções rotineiras sem depender de outras, trabalhando também o lado emocional”, completa.
Confira a programação completa:
I seminário sobre Acessibilidade, Inclusão e “Re” Habilitação da pessoa com deficiência visual
08h – Credenciamento
09h – Cerimônia de abertura
09:30h – Apresentação do Coral do Centro Estadual Especializado Cyro Accioly.
09:50h – Palestra: “Prevenção, combate e tratamento para pacientes portadores de baixa visão, visão subnormal e cegueira!, ministrada pelo Dr. Nícolaas Stefan (Médico Oftalmologista pelo CBO e Médico referência do ponto de atenção visual da FUNBRASIL).
10:30h – Abertura para o Debate.
10:50h – Palestra: Os desafios da pessoa com deficiência visual nos espaços sociais.
Ministrada pela Especialista Gedalva Santos (Especialista em AEE – Deficiência Visual; Especialista em Deficiência Mental; Especialista em Psicopedagogia. Formadora na área de Deficiência e Diretora do Centro Estadual Especializado Cyro Accioly);
11:20h - Abertura para o Debate;
11:40h – Palestra: “Baixa Visão e/ou Cegueira: Caminhos para o processo de Re/Habilitação, inclusão e impactos na vida dos pacientes”.
Ministrada pelas Especialistas Valquibárbara Cavalcante (Fisioterapeuta e especialista em Reabilitação Visual: fisioterapia oftálmica e Terapia Ocupacional na Baixa Visão – IEXCEED) e Manon de Oliveira (Psicóloga e Especialista em Psicoterapia de crianças e Adolescentes);
12:10h – Abertura para o debate;
12:30h – Encerramento;
12:45 – Abertura do coffee break;
13h – Entrega dos certificados
Últimas notícias
Dia do Evangélico é celebrado com fé, música e pregações em Girau do Ponciano
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
