Enem terá acessibilidade maior para pessoas privadas de liberdade
Inep divulgou edital nesta quarta-feira (28) informando que essa modalidade de exame será realizada em dezembro

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga no edital Enem PPL ( Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa) que os participantes dessa modalidade terão mais recursos de acessibilidade.
As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, conforme edital publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (28).
Nesta edição, os participantes privados de liberdade ou sob medida socioeducativa que necessitam de atendimento especializado poderão contar com recursos extras, como prova em braile, prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, tempo adicional e/ou mobiliário acessível.
Além do público com baixa visão, que já era atendido pelo Enem PPL, a partir deste ano, o exame também atenderá pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual.
O Enem PPL é aplicado em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa de cada estado. A adesão ao exame deve ser realizada exclusivamente pela internet, no Sistema Enem PPL, entre os dias 16 e 27 de setembro.
Cada unidade prisional ou socioeducativa terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e às suas funcionalidades. Ele será responsável pela realização e pelo acompanhamento das inscrições; pela transferência de participantes entre as unidades, se for o caso; pela exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada; e pela divulgação das informações a respeito do exame aos participantes. No ato das inscrições, o responsável pedagógico deve ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada participante.
O Enem PPL é contituído de uma redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Nesse dia, a aplicação terá cinco horas de duração.
A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.
Veja também
Últimas notícias

Usuários do CAPS de Penedo aprendem informática básica

Filhotes de capivara são resgatados na Via Dutra e recebem leite na mamadeira

Polícia Civil de Alagoas reforça combate ao crime organizado e alcança avanços importante em Arapiraca

Jovens têm fotos 'roubadas' e publicadas em site de conteúdo adulto no interior de AL

Corpo de homem é encontrado na zona rural do município de Santana do Ipanema

Prefeito anuncia homologação do concurso público de Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
