Aumento na posse de armas eleva feminicídios em casa, diz pesquisador
A pesquisa foi publicada em julho no American Journal of Preventive Medicine
Para cada aumento de 10% no número de armas em circulação, a taxa de assassinatos de mulheres ocorridos dentro de casa, por parceiros e membros da família, cresce 14%, enquanto a de homens sobe 12%, aponta uma pesquisa da Universidade de Indianápolis que analisou 115.000 casos de homicídios domiciliares, nos Estados Unidos.
Qual a explicação para essa diferença?
Para o autor do estudo, o psicólogo clínico e forense Aaron J. Kivisto, a diferença está ligada ao fato de as mulheres serem as maiores vítimas de homicídios praticados por um dos integrantes de um casal. Essa conclusão pode se estender para o Brasil? "Sim, acredito que essa seja a realidade na maioria dos países", diz, em entrevista a Universa.
"Aproximadamente três em cada quatro homicídios íntimos cometidos por parceiros são contra mulheres. Por isso, embora o aumento da posse de armas esteja ligado a mais assassinatos tanto de homens quanto de mulheres, elas são as mais vitimizadas", afirma Kivisto. Com isso, concluiu: quanto mais armas, mais feminicídios.
No estudo, Kivisto e outros três pesquisadores examinaram a evolução da posse de armas de fogo nos EUA, estado por estado, de 1990 a 2016 e cruzaram dados relacionados a homicídios domésticos, ou seja, dentro da casa da vítima. A pesquisa foi publicada em julho no American Journal of Preventive Medicine. Segundo o pesquisador, as vítimas de violência doméstica correm um risco maior de serem mortas pelos parceiros caso haja uma arma de fogo em casa porque, com a escalada de violência típica dessas situações, conforme a agressividade do parceiro aumenta, mais violento é o ataque. E uma arma de fácil acesso significa maior chance de feminicídio.
Veja também
Últimas notícias
Defensoria Pública inicia atendimento em regime de plantão durante o recesso forense
Abertura do Educar é Massa é marcada por cultura, palestras e exposição
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
[Vídeo] Moradora denuncia abandono de rua no bairro Brisa do Lago
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
