Casal é autuada por lançamento de esgoto na praia de Maceió
A fiscalização da Sedet atendeu denúncias da população e de comerciantes da balança do peixe incomodados com o forte odor

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) concluiu o relatório sobre o lançamento de esgoto na praia de Ponta Verde, na altura da balança do peixe, e lavrou auto de infração contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) por crime ambiental. A irregularidade foi detectada após a fiscalização comprovar o desvio da rede coletora de esgoto nos canais de escoamento da rede pluvial que desaguam no mar. A empresa tem prazo de cinco dias para apresentar defesa. Em caso de indeferimento do pedido será aplicada a multa, cujo valor ainda está sendo calculado de acordo com a extensão dos danos.
A fiscalização da Sedet atendeu denúncias da população e de comerciantes da balança do peixe incomodados com o forte odor e o aspecto do líquido que desaguava no mar. A equipe inspecionou a rede coletora na altura do cruzamento da Rua Abdon Arroxelas com a Avenida Álvaro Calheiros, na segunda-feira (23), e após aplicação do teste do corante descobriu a ligação irregular. O órgão convidou a Companhia de saneamento a participar da inspeção. O corante é usado para pontos de conexão de rede de esgoto à rede pluvial. Um novo teste foi aplicado na manhã da quarta-feira (25) na presença dos técnicos da Casal e provou, mais uma vez o crime ambiental.
O relatório de fiscalização da Sedet será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão regulador da Casal, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
“Diversas pessoas trabalham e se banham no mar de Ponta Verde. É um cartão postal da cidade. O lançamento de esgoto no mar afeta a saúde pública e a economia da cidade. Por isso estamos autuando para obrigar a empresa a fazer a correção do problema”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Territorial, Rosa Tenório.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar ganha status de celebridade da direita após relatório que pode beneficiar Bolsonaro no STF

Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja e diz que era confidencial

Servidor federal trocava fotos de amigas em banheiro por vídeos de necrofilia
Hugo Motta aciona STF e defende relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro

Prefeitura de Maceió convoca mais 145 aprovados no PSS para a rede municipal de ensino

MPAL ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
