Casal é autuada por lançamento de esgoto na praia de Maceió
A fiscalização da Sedet atendeu denúncias da população e de comerciantes da balança do peixe incomodados com o forte odor
A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) concluiu o relatório sobre o lançamento de esgoto na praia de Ponta Verde, na altura da balança do peixe, e lavrou auto de infração contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) por crime ambiental. A irregularidade foi detectada após a fiscalização comprovar o desvio da rede coletora de esgoto nos canais de escoamento da rede pluvial que desaguam no mar. A empresa tem prazo de cinco dias para apresentar defesa. Em caso de indeferimento do pedido será aplicada a multa, cujo valor ainda está sendo calculado de acordo com a extensão dos danos.
A fiscalização da Sedet atendeu denúncias da população e de comerciantes da balança do peixe incomodados com o forte odor e o aspecto do líquido que desaguava no mar. A equipe inspecionou a rede coletora na altura do cruzamento da Rua Abdon Arroxelas com a Avenida Álvaro Calheiros, na segunda-feira (23), e após aplicação do teste do corante descobriu a ligação irregular. O órgão convidou a Companhia de saneamento a participar da inspeção. O corante é usado para pontos de conexão de rede de esgoto à rede pluvial. Um novo teste foi aplicado na manhã da quarta-feira (25) na presença dos técnicos da Casal e provou, mais uma vez o crime ambiental.
O relatório de fiscalização da Sedet será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão regulador da Casal, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
“Diversas pessoas trabalham e se banham no mar de Ponta Verde. É um cartão postal da cidade. O lançamento de esgoto no mar afeta a saúde pública e a economia da cidade. Por isso estamos autuando para obrigar a empresa a fazer a correção do problema”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Territorial, Rosa Tenório.
Veja também
Últimas notícias
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
