Casal lança nota de esclarecimento sobre esgoto na Ponta Verde
Um rompimento da galeria de águas pluviais seria o responsável pelo problema

A Compainha de Saneamento de Alagoas (CASAL), lançou uma nota nesta sexta-feira (27), esclarecendo sobre o problema de esgoto na praia de Ponta Verde. A irregularidade foi detectada após a fiscalização comprovar o desvio da rede coletora de esgoto nos canais de escoamento da rede pluvial que desaguam no mar.
Em nota, a CASAL disse que nesta sexta-feira (27), o serviço da Companhia constatou a verdadeira causa da chegada de esgoto ao mar: um rompimento da galeria de águas pluviais da prefeitura, que danificou a rede coletora de esgoto da Casal, levando o esgoto para a galeria e chegando ao mar.
Leia nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento – Esgoto na Praia de Ponta Verde
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), tão logo foi comunicada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), na última segunda-feira (23), de que um teste com um corante vermelho aplicado pela própria secretaria mostrou a chegada de esgoto na praia de Ponta Verde, em Maceió, por meio da galeria de águas pluviais operada pela prefeitura, tomou todas as providências para colaborar na investigação e assim chegar à verdadeira causa do fato.
Para isso, a Companhia mobilizou engenheiros e técnicos da área, fez vistorias no local onde houve a aplicação do corante, acionou uma empresa prestadora de serviço e, nesta quinta-feira (26), iniciou um trabalho de escavação no cruzamento da Rua Prefeito Abdon Arroxelas com a Avenida Álvaro Otacílio.
Nesta sexta-feira (27), o serviço da Companhia constatou a verdadeira causa da chegada de esgoto ao mar: um rompimento da galeria de águas pluviais da prefeitura, que é operada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), danificou a rede coletora de esgoto da Casal, que fica transversalmente abaixo desta. Portanto, a galeria da prefeitura danificou a rede da Casal e, assim, o esgoto passou para a galeria e chegou ao mar. Não há e nunca houve, como chegou a ser divulgado durante esta semana por diversas mídias, nenhum by pass de esgoto dentro da galeria de águas pluviais.
O rompimento da galeria de águas pluviais da prefeitura, que, por sua vez, rompeu a rede coletora de esgoto da Casal, pode ter ocorrido pelo desgaste natural dos materiais ou pelo excesso de peso sobre o pavimento, causado por veículos de carga, por exemplo. O ponto onde as redes se cruzam é exatamente onde ocorreu o afundamento do pavimento com a consequente ruptura das tubulações.
Por todas essas razões, estranhamos que a Sedet, mesmo sem ter tido conhecimento da verdadeira causa do problema, tenha autuado a Companhia e permitido que o assunto tomasse as dimensões a que chegou por meio da imprensa, causando graves danos à imagem da empresa.
Após todas as conclusões desta sexta-feira (27), a Seminfra, que cuida da manutenção das galerias de águas pluviais, prontamente enviou uma equipe ao local para reparar sua estrutura.
A Casal reafirma que trabalha com responsabilidade, sempre em respeito às normas ambientais e à legislação, e adota as providências cabíveis para prestar o melhor serviço possível à população, pois entende o quanto são essenciais o abastecimento de água e o esgotamento sanitário.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
