Mestrado nacional gratuito em Propriedade Intelectual da Ufal encerra inscrições nesta quinta
O Profnit vai ofertar 22 vagas para alunos da Ufal
Os interessados em uma formação em nível de mestrado sintonizada com as novas tendências de uma economia inovadora têm até esta quinta-feira (03) para se inscreverem no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - Profnit.
O Programa é um mestrado em rede nacional, gratuito e dedicado a conteúdos adequados à realidade de um novo mercado que exige competências específicas. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Profnit vai ofertar 22 vagas.
O edital para seleção de 2020 está aberto e acessível em http://www.profnit.org.br. O Programa de mestrado é organizado em rede e está presente em quase 30 instituições de quase todos os estados brasileiros. Nacionalmente o Programa vai oferecer 444 vagas e podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento.
Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.
A seleção para participação no curso de mestrado é feita por meio de prova objetiva e análise curricular. As inscrições custam R$ 250,00, porém o curso de 24 meses é totalmente gratuito, com aulas ministradas na Ufal. Para seleção, não é exigido projeto de pesquisa prévio.
O Profnit foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e é um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em rede racional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de mestre.
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
Uma inovação é composta basicamente a partir de uma ideia que é desenvolvida ao ponto de se tornar um processo ou produto rentável para os negócios. Por isso, a necessidade de proteger legalmente o conhecimento (propriedade intelectual) e formatar os caminhos para transformar essa ideia em algo pronto para o mercado (transferência de tecnologia).
Como resposta, o Profnit volta as suas disciplinas a temas como inovação, empreendedorismo, projetos em ciência tecnologia e inovação, legislação e políticas públicas na área de CT&I, patentes, marcas, biotecnologia e setores tecnológicos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
