Mestrado nacional gratuito em Propriedade Intelectual da Ufal encerra inscrições nesta quinta
O Profnit vai ofertar 22 vagas para alunos da Ufal
Os interessados em uma formação em nível de mestrado sintonizada com as novas tendências de uma economia inovadora têm até esta quinta-feira (03) para se inscreverem no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - Profnit.
O Programa é um mestrado em rede nacional, gratuito e dedicado a conteúdos adequados à realidade de um novo mercado que exige competências específicas. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Profnit vai ofertar 22 vagas.
O edital para seleção de 2020 está aberto e acessível em http://www.profnit.org.br. O Programa de mestrado é organizado em rede e está presente em quase 30 instituições de quase todos os estados brasileiros. Nacionalmente o Programa vai oferecer 444 vagas e podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento.
Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.
A seleção para participação no curso de mestrado é feita por meio de prova objetiva e análise curricular. As inscrições custam R$ 250,00, porém o curso de 24 meses é totalmente gratuito, com aulas ministradas na Ufal. Para seleção, não é exigido projeto de pesquisa prévio.
O Profnit foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e é um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em rede racional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de mestre.
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
Uma inovação é composta basicamente a partir de uma ideia que é desenvolvida ao ponto de se tornar um processo ou produto rentável para os negócios. Por isso, a necessidade de proteger legalmente o conhecimento (propriedade intelectual) e formatar os caminhos para transformar essa ideia em algo pronto para o mercado (transferência de tecnologia).
Como resposta, o Profnit volta as suas disciplinas a temas como inovação, empreendedorismo, projetos em ciência tecnologia e inovação, legislação e políticas públicas na área de CT&I, patentes, marcas, biotecnologia e setores tecnológicos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
