Mestrado nacional gratuito em Propriedade Intelectual da Ufal encerra inscrições nesta quinta
O Profnit vai ofertar 22 vagas para alunos da Ufal
Os interessados em uma formação em nível de mestrado sintonizada com as novas tendências de uma economia inovadora têm até esta quinta-feira (03) para se inscreverem no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - Profnit.
O Programa é um mestrado em rede nacional, gratuito e dedicado a conteúdos adequados à realidade de um novo mercado que exige competências específicas. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Profnit vai ofertar 22 vagas.
O edital para seleção de 2020 está aberto e acessível em http://www.profnit.org.br. O Programa de mestrado é organizado em rede e está presente em quase 30 instituições de quase todos os estados brasileiros. Nacionalmente o Programa vai oferecer 444 vagas e podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento.
Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.
A seleção para participação no curso de mestrado é feita por meio de prova objetiva e análise curricular. As inscrições custam R$ 250,00, porém o curso de 24 meses é totalmente gratuito, com aulas ministradas na Ufal. Para seleção, não é exigido projeto de pesquisa prévio.
O Profnit foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e é um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em rede racional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de mestre.
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
Uma inovação é composta basicamente a partir de uma ideia que é desenvolvida ao ponto de se tornar um processo ou produto rentável para os negócios. Por isso, a necessidade de proteger legalmente o conhecimento (propriedade intelectual) e formatar os caminhos para transformar essa ideia em algo pronto para o mercado (transferência de tecnologia).
Como resposta, o Profnit volta as suas disciplinas a temas como inovação, empreendedorismo, projetos em ciência tecnologia e inovação, legislação e políticas públicas na área de CT&I, patentes, marcas, biotecnologia e setores tecnológicos.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
