Ufal depende de desbloqueio de recursos pelo MEC para pagar contas
Reitora Valéria Correia debateu orçamento da Ufal com ministro da Educação
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) depende do descontingenciamento de parte dos recursos orçamentários bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC), ainda este mês, para continuar funcionando. Na terça-feira (17), a reitora Valéria Correia, cumpriu agenda em Brasília, onde foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar da questão do bloqueio orçamentário da comunidade acadêmica.
Na reunião, que contou com a presença do senador Rodrigo Cunha, do deputado federal Marx Beltrão, líder da bancada alagoana, e do deputado FHC, além de assessores do MEC, a reitora fez uma exposição da situação financeira da Universidade e destacou a necessidade de manter o funcionamento da instituição. “A Ufal presta relevantes serviços à sociedade alagoana. Não podemos ter descontinuidade desses projetos e das ações acadêmicas, de pesquisa e de extensão”, ressaltou a reitora.
O ministro sinalizou com a possibilidade de descontingenciamento de parte dos recursos orçamentários bloqueados, até o dia 22 de setembro, caso não haja nenhuma intercorrência. A porcentagem vai depender, segundo o ministro, do valor que for descontingenciado do orçamento do MEC. “Saímos da reunião com a expectativa de que essa questão orçamentária seja solucionada. Ratificamos que o desbloqueio total do que foi planejado para ser executado esse ano é a única forma de garantir o pleno funcionamento de todas as atividades”, reforçou Valéria Correia.
Abraham Weintraub apresentou, ainda, o projeto do Future-se e defendeu a adesão da Universidade. Ele ponderou que a gestão da Ufal tem apresentado bons índices de eficiência e destacou as conquistas da nota do recredenciamento institucional e da presença no ranking internacional. “Agradecemos ao ministro pelo reconhecimento dos esforços e garantimos que estamos debatendo o projeto Future-se com profundidade e a decisão será tomada de forma soberana pela comunidade universitária”, relatou a reitora.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
