Estado e Município de Maceió ajustam medidas para agilizar e ampliar cirurgias urológicas aos pacientes do SUS
A Defensoria Pública seguirá acompanhamento periodicamente o cumprimento efetivo das obrigações assumidas
A celeridade e a ampliação na realização de procedimentos e cirurgias urológica foi tema de reunião nessa sexta-feira (11) na sede da Defensoria Pública, conduzida pelo coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública, defensor público Fabrício Leão Souto. O ato contou com a presença do secretário de saúde do Estado de Alagoas, Alexandre Ayres, e a secretária adjunta de saúde de Maceió, Nadja Tenório Marinho.
No encontro, Estado e Município se comprometeram com a Defensoria Pública a fazer regulação da demanda e da lista de espera, levantamento e acompanhamento dos procedimentos em aberto e, ainda, a simplificação e centralização da etapa da autorização para realização das cirurgias, sob a responsabilidade do Município de Maceió, inclusive com aportes pelo Estado da sua parte equivalente. Até quinta-feira, 17/10, o Estado de Alagoas, inclusive, publicará portaria disciplinando o repasse fundo a fundo para agilizar a fase de autorização e garantia do pagamento das Instituições que realizarem tais procedimentos médicos.
A reunião serviu, também, para decidir pela realização de chamamento público, a fim de ampliar a quantidade de prestadores do serviço de cirurgias urológicas para a população.
“Temos uma demanda reprimida, pacientes sofrendo e aguardando atendimento. A reunião com a Defensoria Pública e a Prefeitura de Maceió serve para alinhar as medidas, cobrar dos prestadores o cumprimento das metas. Precisamos oferecer à população uma saúde mais rápida. Se possível, podemos aumentar o repasse para diminuir a demanda e criar um fluxo mais constante nesses atendimentos. São procedimentos complicados, que trazem muito sofrimento à população e a nossa ideia é que o acesso seja mais rápido”, destacou o Secretário Ayres.
Para a secretária adjunta de Saúde de Maceió, Nadja Tenório Marinho, a redução da fila de espera deve ser o foco das ações. “Conseguimos alinhar, junto com o Estado o que faremos para que os pacientes de urologia possam ter um atendimento mais ágil. A gente vai se reunir com os prestadores para que a possamos fazer essa fila andar o mais rápido o possível e eu gostaria de ressaltar a importância do papel da Defensoria Pública para viabilizar a construção dessa solução nesse tema e assim dar celeridade”, pontuou Nadja Marinho.
A Defensoria Pública seguirá acompanhamento periodicamente o cumprimento efetivo das obrigações assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta sobre as cirurgias e procedimentos urológicos.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
