Estado e Município de Maceió ajustam medidas para agilizar e ampliar cirurgias urológicas aos pacientes do SUS
A Defensoria Pública seguirá acompanhamento periodicamente o cumprimento efetivo das obrigações assumidas

A celeridade e a ampliação na realização de procedimentos e cirurgias urológica foi tema de reunião nessa sexta-feira (11) na sede da Defensoria Pública, conduzida pelo coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública, defensor público Fabrício Leão Souto. O ato contou com a presença do secretário de saúde do Estado de Alagoas, Alexandre Ayres, e a secretária adjunta de saúde de Maceió, Nadja Tenório Marinho.
No encontro, Estado e Município se comprometeram com a Defensoria Pública a fazer regulação da demanda e da lista de espera, levantamento e acompanhamento dos procedimentos em aberto e, ainda, a simplificação e centralização da etapa da autorização para realização das cirurgias, sob a responsabilidade do Município de Maceió, inclusive com aportes pelo Estado da sua parte equivalente. Até quinta-feira, 17/10, o Estado de Alagoas, inclusive, publicará portaria disciplinando o repasse fundo a fundo para agilizar a fase de autorização e garantia do pagamento das Instituições que realizarem tais procedimentos médicos.
A reunião serviu, também, para decidir pela realização de chamamento público, a fim de ampliar a quantidade de prestadores do serviço de cirurgias urológicas para a população.
“Temos uma demanda reprimida, pacientes sofrendo e aguardando atendimento. A reunião com a Defensoria Pública e a Prefeitura de Maceió serve para alinhar as medidas, cobrar dos prestadores o cumprimento das metas. Precisamos oferecer à população uma saúde mais rápida. Se possível, podemos aumentar o repasse para diminuir a demanda e criar um fluxo mais constante nesses atendimentos. São procedimentos complicados, que trazem muito sofrimento à população e a nossa ideia é que o acesso seja mais rápido”, destacou o Secretário Ayres.
Para a secretária adjunta de Saúde de Maceió, Nadja Tenório Marinho, a redução da fila de espera deve ser o foco das ações. “Conseguimos alinhar, junto com o Estado o que faremos para que os pacientes de urologia possam ter um atendimento mais ágil. A gente vai se reunir com os prestadores para que a possamos fazer essa fila andar o mais rápido o possível e eu gostaria de ressaltar a importância do papel da Defensoria Pública para viabilizar a construção dessa solução nesse tema e assim dar celeridade”, pontuou Nadja Marinho.
A Defensoria Pública seguirá acompanhamento periodicamente o cumprimento efetivo das obrigações assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta sobre as cirurgias e procedimentos urológicos.
Veja também
Últimas notícias

Governador em exercício recebe representantes sindicais no Palácio República dos Palmares

Adolescente com 'ossos de vidro' morre, aos 15 anos, em Feira de Santana

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Corpo de Bombeiros inicia negociação com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros

Gerente demitido após crítica de padre Fábio de Melo: 'País te massacrando'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
