Grupo convoca manifestação por prisão em 2ª instância no dia do Enem
O julgamento do assunto foi suspenso após o sétimo voto, na última quinta-feira (24), e ainda faltam quatro ministros a votar.

O movimento Vem Pra Rua começou a convocar manifestações em diversas cidades brasileiras em defesa da prisão em segunda instância, tema de um julgamento ainda em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode beneficiar ou prejudicar presos da Lava-Jato - entre eles o ex-presidente Lula.
O problema é que a data escolhida pelo grupo, 3 de novembro, é quando começa a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. No Twitter, as hashtags #Dia3EuVou e #Dia3EuNaoVou disputaram espaço na tarde de sábado (26) com usuários contra e a favor da manifestação.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, já há manifestações confirmadas em 21 cidades no dia 3 de novembro. O grupo quer protestar contra a possibilidade de que o STF proíba a prisão após condenação em segunda instância, o que poderia levar a soltura de Lula e outros presos na Lava-Jato.
O julgamento do assunto foi suspenso após o sétimo voto, na última quinta-feira (24), e ainda faltam quatro ministros a votar.
O presidente do STF, Dias Toffoli, vai anunciar na próxima segunda-feira quando o julgamento será retomado. Segundo ele, não haverá sessão na próxima semana, o que estava previsto em calendário divulgado pela corte em abril. Ele aventou a possibilidade de que possa ser retomado no dia 6 ou 7 de novembro.
O que preocupa o grupo Vem Pra Rua é o voto da ministra Rosa Weber, que mudou entendimento adotado em julgamentos anteriores e se posicionou contra a prisão em segunda instância.
A posição de Rosa Weber pode abrir caminho para a revisão da jurisprudência do Supremo, que passaria a definir a prisão em segunda instância como inconstitucional, possivelmente colocando em liberdade o ex-presidente Lula e outros políticos.
O Movimento Brasil Livre, que é a favor da prisão em segunda instância, disse que “por enquanto” não irá se juntar aos protestos do dia 3. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos para fazer o Enem deste ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
