Semana Nacional da Conciliação começa em Maceió com 600 ações pautadas
Audiências ocorrerão até sexta-feira (8) no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit, das 8h às 12h e das 14h às 18h
A Semana Nacional da Conciliação teve início nesta segunda-feira (4) com 600 processos pautados em Maceió. A força-tarefa segue até sexta (8), no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas.
“A conciliação é o melhor caminho, porque evita o processo. E havendo o processo, ele é resolvido muito mais rapidamente”, avaliou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, que acompanhou a abertura do evento.
As audiências acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. De acordo com o juiz José Miranda Santos Júnior, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), as audiências envolvem processos de família, ações de cobrança, condominiais e de direito do consumidor.
“Qualquer causa que couber o acordo está aqui. Também estamos com o carro do Cejusc Itinerante do lado de fora, e esse carro vai fazer o pré-processual. As pessoas da comunidade ou de outro lugar que quiserem fazer um acordo pré-processual, que é quando ainda não há processo, podem aparecer”, disse.
As audiências contarão com a participação de 400 estudantes de Direito da Unit, do 1º ao 10º período. Segundo a coordenadora do NPJ, Rita Régis, é uma forma de os alunos aliarem teoria e prática. “Os estudantes vivenciarem isso realmente é um diferencial. A vivência dessa prática jurídica amplia a formação humanística desses jovens”, destacou.
Os 90 alunos que concluíram o curso de mediação de conflitos oferecido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) também auxiliarão nas audiências. A Esmal é a única instituição no estado reconhecida para oferecer essa capacitação.
“Os cursistas darão o melhor de si para que a Semana Nacional da Conciliação seja exitosa”, afirmou o diretor da Esmal, desembargador Fábio Bittencourt.
Quem for ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit poderá ainda fazer testes de glicemia, aferir a pressão arterial e receber orientações sobre alimentação e saúde. Os pais que participarão das audiências podem deixar os filhos na brinquedoteca montada no local.
A Semana Nacional da Conciliação é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006 e envolve Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais.
Cartilha sobre mediação
Durante a abertura da Semana Nacional da Conciliação em Maceió foi lançada uma cartilha sobre mediação, voltada para o público infantil. A iniciativa foi da juíza Maysa Bezerra, da 24ª Vara de Família da Capital.
De acordo com a magistrada, o objetivo é mostrar às crianças que os conflitos não levam a nada. “Ela traz textos simples, com atividades e ilustrações. Nossa intenção é que as crianças e até os pais vejam o quanto a mediação é importante para a cultura da paz”, explicou a juíza. A cartilha será distribuída nos Centros de Mediação e Conciliação (Cejuscs) do estado.
Veja também
Últimas notícias
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Funcionários da Assembleia Legislativa terão férias coletivas entre dezembro e fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
