Iteral e MST dialogam sobre permanência de famílias camponesas
Identificou-se que 22 famílias estão fora de territórios pertencentes ao Estado e serão realocadas para outras áreas
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) reuniu-se com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para discutir sobre a realocação de famílias camponesas acampadas que encontram-se fora das terras pertencentes ao Governo do Estado. O encontro ocorreu nessa terça-feira (05), na sede do órgão, em Maceió, e foi acompanhada pelo major Sandro, coordenador do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) da Polícia Militar de Alagoas.
Ao todo, o movimento possui três acampamentos que agregam 55 famílias no município de Taquarana. As 22 famílias do Acampamento Chico Mendes estão produzindo mandioca, batata doce e feijão, em aproximadamente 70 tarefas, e terão que ser remanejadas para as áreas vizinhas.
O Iteral tem como objetivos executar a política agrária, ordenação e reordenação fundiária rural do Estado de Alagoas, além de intermediar conflitos pela posse de terras. No caso em questão, o órgão também fará a negociação quanto a obtenção de um prazo destinado à colheita da produção agrícola ou que a lavoura seja indenizada.
“Nós vamos encaminhar uma equipe a campo para fazer o levantamento e apresentar um laudo técnico que apresente o quantitativo da área com a produção, mas, também, para avaliar um possível valor da produção”, afirmou o diretor presidente do Iteral Jaime Silva.
“Foi identificado que um dos acampamentos que nós estamos está fora das três áreas do extinto Banco Produban, que, conforme lei, serão destinados para fins da reforma agrária. O movimento entrará com uma petição junto à Vara Agrária para que o juiz possa rever a ordem de reintegração de posse e conceda um prazo maior”, citou Débora Nunes, coordenadora nacional do MST.
Veja também
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
