Dilma explica foto que viralizou e nega ter viajado por conta do poder público
Pessoas questionaram nas redes sociais até que ponto seria legítimo um passageiro fotografar e espalhar a imagem de uma pessoa dormindo, sem a sua autorização
Uma foto da ex-presidente Dilma Rousseff, num voo de primeira classe entre Dubai e São Paulo, viralizou ontem (terça, 19) em grupos de WhatsApp. A imagem vinha acompanhada de texto com o tom provocativo típico de certa espécie de militante que faz do “zap” e de outras redes a sua tribuna preferencial de intervenção política:
“Olha a companheira Dilma, voando First Class de Dubai pra SP... eu não disse Caracas ou Havana para SP... Dubai pra SP... meteu aquele Caviar, umas boas taças de Dom Perignon, e logicamente aquele vinho Francês... uma maravilha... Parabéns pra você que também paga por isso !!!”
O post, rapidamente disseminado, gerou várias condenações contra os “petralhas”, mas também levou alguns a questionarem até que ponto seria legítimo um passageiro fotografar e espalhar a imagem de uma pessoa dormindo, sem a sua autorização, ainda que se trate de personalidade pública. Nesta quarta-feira (20), a própria Dilma divulgou nota para negar que tenha viajado por conta dos contribuintes.
Segundo a nota, divulgada por sua assessoria de imprensa, “o poder público jamais pagou para a ex-presidenta Dilma Rousseff qualquer passagem de avião, estadia, transporte ou diária”. O documento afirma que ela foi aos Emirados Árabes Unidos (país do qual Dubai é capital) participar do lançamento de um grupo de trabalho sobre “Direitos das gerações futuras”. Todas as suas despesas com a viagem, acrescenta a nota, foram pagas “integralmente pela organização do evento”.
Veja a íntegra da nota:
“NOTA À IMPRENSA
Após deixar a Presidência da República devido ao Golpe de 2016, a presidenta Dilma Rousseff recebeu inúmeros convites para participar de eventos políticos e acadêmicos, no Brasil e no exterior.
A participação em conferências, palestras, debates e encontros internacionais faz parte de sua agenda e ocorre com frequência desde 2016. A praxe é que a organização dos eventos custeie as despesas logísticas e de hospedagem.
Entre 11 e 15 de novembro, Dilma esteve em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde participou do lançamento do Grupo de Trabalho “Rights of Future Generations”, a convite do Xeique bin Mohammed Al Qasimi, em evento coordenado pelo embaixador Lumumba di-Aping.
Como integrante do grupo, além de proferir palestra como uma das conferencistas na abertura do encontro, Dilma participou de cinco sessões de debate, que contou ainda com a presença do ex-presidente da África do Sul Thabo Mbeki; do presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz do Vaticano, cardeal Peter Turkson; da ex-presidenta da Assembleia-Geral da ONU embaixadora Maria Fernanda Espinosa; do professor de Economia da Universidade de Cambridge Ha-Joon Chang, autor do livro Chutando a escada: a estratégia de desenvolvimento em perspectiva histórica; do economista sênior da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Richard Kozul-Wright; do vice-presidente do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Youba Sokona; e do professor de Economia Política na Escola de Governança da Universidade de Witwatersrand Wits, da África do Sul, Patrick Bond, entre líderes políticos e acadêmicos. Também participou das discussões a honorável Xeica Hoor bint Sultan Al Qasimi, presidente da Sharjah Art Foundation.
A viagem da ex-presidenta Dilma – voos de ida e volta em classe executiva, hospedagem e locomoção – foi custeada integralmente pela organização do evento.
Cabe deixar claro que, após ser afastada do governo por um impeachment sem crime de responsabilidade, o poder público jamais pagou para a ex-presidenta Dilma Rousseff qualquer passagem de avião, estadia, transporte ou diária.
Assessoria de Imprensa
Dilma Rousseff”
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
