Portaria define normas para utilização da Rua Fechada, em Maceió
Regras foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), de hoje
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), publicou nesta quinta-feira (21), no Diario Oficial do Município (DOM), a Portaria 01/2019, que Estabelece normas de condutas, regras de funcionamento e integração entre órgãos municipais para a área do Programa Domingo de Lazer, na orla marítima de Maceió. O objetivo é proporcionar o bem-estar para a população que circula naquele espaço, localizado à Avenida Silvio Viana, em Ponta Verde.
Também conhecido como Rua Fechada, o projeto proporciona espaços públicos destinados à integração da família com a sociedade, promoção do lazer e da prática de esportes. O principal ponto da Portaria é a setorização das atividades e delimitação do uso do espaço público. Também são normatizados itens como quantidade de equipamentos, tamanho de tendas, área máxima a ser ocupada por cada serviço, validade de autorizações concedidas, entre outros.
As áreas estão classificadas da seguinte forma: eventos de médio porte; eventos de menor porte; músicas e tradições; brinquedos e brincadeiras; área para patins, skates e quadrículos; comércio, serviços e artesanato; além de um ponto de apoio da Prefeitura que vai funcionar, também, como local para informações. A sinalização dos setores de atividades deverá ser realizada com bandeirolas e cones.
Os ambulantes com atividade de locação de brinquedos infláveis deverão apresentar semestralmente o laudo técnico com A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitido por profissional autorizado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas), obedecer a NBR 15859-2010 e outras relacionadas aos brinquedos utilizados.
De acordo com o titular da Semscs, Enio Bolivar, ações de orientação e conscientização dos ambulantes iniciaram há dois meses, e o apoio da população é essencial. “A Prefeitura está trabalhando para fazer da orla um espaço ordenado, para que as pessoas possam de maneira organizada se congraçar e se divertir. Pensamos no Domingo de Lazer como um espaço para conviver em comunidade e para isso cada um precisa fazer sua parte, isso pode ser visto em atitudes como não jogar o lixo no chão, respeitar os espaços e não exagerar nas bebidas alcóolicas para não trazer transtornos. É um ambiente familiar onde deve prevalecer essa conscientização”, frisou.
A portaria foi elaborada como resultado de planejamento conjunto entre diversos órgãos municipais. Além da Semscs, o ordenamento do Domingo de Lazer envolve, também, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
