Réveillon Maceió: prazo para autorização de eventos termina dia 28
Interessados devem dirigir-se até a sede da Semscs

Os interessados em realizar eventos para as festividades de fim de ano em Maceió têm até a próxima quinta-feira (28) para solicitar autorização municipal. Sem essa permissão, corre-se o risco de ser multado, não oferecer segurança aos participantes e até mesmo ter a festa cancelada.
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) orienta que a autorização é obrigatória para todos os eventos em áreas públicas, bem como para aqueles em áreas particulares e que possam emitir ruído ou gerar risco para a sociedade, por exemplo.
Para obter a permissão é necessário cumprir determinações legais, como o que determina o Termo do Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) – por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor – órgãos estaduais e municipais, Marinha do Brasil, concessionária de energia elétrica e organizadores de réveillons privados.
“É importante solicitar a autorização com antecedência e cumprir os termos estabelecidos para que tudo ocorra em paz na virada do ano. É proibido utilizar vasilhames de vidro e comercializar espetinho para churrasco. Essas normas não sofreram alteração em relação às festividades do ano passado”, orienta o titular da Semscs, Enio Bolivar.
A Semscs é a responsável pelo ordenamento do local, organização dos ambulantes e, também, por fiscalizar, conjuntamente com todos os órgãos envolvidos nos eventos. “Não é permitido qualquer tipo de isolamento ou privatização da faixa de areia e as barracas não podem utilizar tapumes fechando dependências para não gerar poluição visual. Os infratores estarão sujeitos a penalidades, que vão desde a aplicação de multa e até mesmo embargo do evento”, conclui o secretário.
Como solicitar autorização
Os interessados devem dirigir-se até a sede da Semscs de segunda a sexta-feira, entre 8h e 14h, apresentar original e cópia de documento de identificação com foto, comprovante de residência e um ofício com informações como dia, local, horário e público esperado.
No momento de preencher a solicitação, é necessário informar o tipo de evento e estrutura utilizada. O solicitante recebe uma declaração na qual constam as informações necessárias para dirigir-se aos outros órgãos competentes, cuja anuência é necessária para ser emitida a autorização.
As taxas serão cobradas de acordo com a natureza do evento, área a ser ocupada, se haverá cobrança de ingresso, entre outros itens. A cada evento um novo alvará deve ser emitido e a solicitação deve ser feita somente de forma presencial. A Semscs está situada à Rua Alexandre Passos, s/n, no Jaraguá (próximo ao terminal do VLT).
Alguns documentos complementares podem ser necessários, dependendo do tamanho do evento, atrações, público-alvo, infraestrutura, número de pessoas esperadas e objetivos. Quando a promoção é feita por associações, deve-se apresentar o estatuto da entidade e, em casos de pessoa jurídica, deve-se levar o contrato social.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente detido em Arapiraca ameaçou psicóloga do vídeo de Felca e armazenava conteúdo nazista

Morre no HGE uma das vítimas de atentado a tiros no Jacintinho; mãe de jovem pede justiça

Renan Calheiros nega ‘Acordão de Brasília’, mas volta a fazer aceno a JHC

‘Pontapé inicial’, diz Davi Filho sobre encontro com JHC que tratou sobre 2026

Ronaldo Medeiros promete dividir espaços no governo com todas as alas do PT

Forbes divulga ranking dos 10 maiores bilionários do Brasil em 2025; confira a lista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
