Rodrigo Cunha lidera agenda de defesa do consumidor no Senado
O debate durou a tarde inteira e aconteceu na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC)

O senador Rodrigo Cunha vem se consolidando como a principal liderança de defesa do consumidor no Senado. Esta semana ele reuniu em audiência pública os principais especialistas sobre Superendividamento, planos de saúde e economia compartilhada. O debate durou a tarde inteira e aconteceu na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), presidida pelo senador alagoano.
“A defesa do consumidor se confunde com a minha própria trajetória. Para mim é fundamental que assuntos que interferem diretamente na vida das pessoas como esses que tratamos estejam sendo discutidos de forma séria, para que possamos caminhar com mudanças legislativas capazes de melhorar a qualidade de vida de grandes parcelas da população”, afirmou Rodrigo Cunha.
Para falar sobre Superendividamento foi convidado o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, que parabenizou a atuação do senador Rodrigo para destravar o projeto que estava parado há vários anos no Congresso. Segundo Ciro, o principal motor da economia brasileira é o consumo das famílias, que, com o superendividamento que atinge cada vez mais pessoas, está comprometido. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SCP Brasil), há mais de 30 milhões de superendividados no Brasil.
“Em excelente hora o Congresso volta a tratar desse tema do superendividamento, depois de cinco anos parado. Todas as vezes que a economia cresce, 60% da energia motriz vem do consumo das famílias”, disse Ciro.
dele, falaram os representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), da administradora de planos de saúde Qualicorp, da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) e do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). A Associação brasileira de PRocons (Proconsbrasil) foi parceira na realização do evento, que contou com autoridades dos Procons de todo o país.
Para o diretor de Pesquisas e Projetos do IDP, Ricardo Morishita, o senador Rodrigo Cunha eleva novamente o debate sobre direitos do consumidor ao primeiro plano no Congresso.
“Depois de 30 anos, a defesa do consumidor volta a ser debatida em alto nível no Parlamento brasileiro. Reputo esse grande momento ao senador Rodrigo Cunha, que tem se colocado a ouvir todo o sistema de defesa do consumidor. O senador tem realizado um extraordinário trabalho”, afirmou Morishita.
Veja também
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
