Novo presidente da Fundação Palmares nega racismo e ataca negros famosos
As repercussões negativas por conta da indicação de Camargo como presidente da Fundação Palmares já começaram
Sérgio Camargo foi nomeado hoje como novo presidente da Fundação Palmares, o órgão responsável por promover a cultura afro-brasileira.
Camargo, que substitui Vanderlei Lourenço no cargo, é um conhecido militante da direita bolsonarista e nega a existência do racismo no Brasil.
Em sua conta no Facebook, ele afirma ter estudado jornalismo na PUC, mas não existem outras informações sobre sua carreira profissional.
Em suas redes sociais, ele coleciona publicações onde ataca personalidades negras e membros do movimento negro e da militância antirracista.
O militante de direita também se posiciona a favor de pautas criticadas pelo movimento negro, como o pacote anti-crime de Moro e o excludente de ilicitude.
As repercussões negativas por conta da indicação de Camargo como presidente da Fundação Palmares já começaram. O deputado David Miranda (PSOL - RJ) se posicionou contra a nomeação.
"A Fundação Palmares tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira. Um órgão tão importante não pode ser presidido por alguém que ofende as lideranças negras brasileiras ou que relativiza a gravidade do racismo em nosso país", afirmou Miranda em uma publicação no Twitter.
"Cotas raciais para negros são mais do que um absurdo."
"O Dia da Consciência Negra "celebra" a escravização de mentes negras pela esquerda. Precisa ser abolido!"
"Marielle não era negra, ela era parda (mulata), mas autodeclarava-se negra por conveniência política, para reforçar o perfil de "vítima" e "oprimida", o que nunca foi. A vereadora assassinada do PSOL é um eloquente exemplo do que os negros, e por extensão os brasileiros, não devem ser!"
"A escravidão era um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam, quanto para os europeus que traficavam escravos. A diferença é que os europeus não escravizam mais. Já os africanos... No Brasil de hoje Zumbi seria um bandido."
Últimas notícias
Enem 2026 vai servir para avaliar qualidade do ensino médio e pode ser aplicado em outros países do Mercosul, diz ministro
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Homem é preso suspeito de atropelar a amante na cidade de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
