Água de coco: Rodrigo Cunha quer mais proteção para consumidores e segurança para produtores
Para o senador, dar clareza e transparência às informações sobre a água de coco que está disponível no mercado é um direito do consumidor
O senador Rodrigo Cunha participou nesta semana de audiência pública no Ministério da Agricultura para aprimorar a instrução normativa que trata dos padrões de identidade e qualidade da água de coco e dispõe sobre a rotulagem. O produto é um importante ativo da economia alagoana. O estado é um dos maiores produtores de coco do Brasil.
Para o senador, dar clareza e transparência às informações sobre a água de coco que está disponível no mercado é um direito do consumidor, além de trazer maior segurança jurídica para os produtores e para a indústria do coco. A sugestão dele que a classificação da água de coco apareça no rótulo de forma ostensiva e que os ingredientes estejam descritos com precisão e de forma a não gerar dúvidas.
“Sei da importância que tem para o mercado e para o consumidor um novo padrão que dê mais clareza e informações sobre o produto que se está comprando. A água de coco é um item que faz parte da vida de grande parte dos brasileiros, e vem conquistando fatias cada vez maiores do mercado internacional. O momento pede mais transparência”, afirmou Rodrigo Cunha.
Na audiência pública estavam presentes técnicos do Ministério e representantes de toda a cadeia produtiva do coco. Na ocasião, o presidente do Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil, Francisco Domingues Porto, elogiou a abordagem do senador alagoano.
“O senhor colocou muito bem: a primeira figura desse segmento é o consumidor. Nós temos que tratar o consumidor com todo o respeito”, pontuou.
O Nordeste é responsável por 80% da produção nacional de água de coco, e a cadeia produtiva desse alimento figura como importante vetor econômico da região.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
