Câmara de Maceió aprova criação de Carteira de Identificação para autista
Lei equipara os autistas às pessoas com deficiência

Reunidos em sessão ordinária para apreciação dos vetos governamentais nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Maceió, derrubou, por maioria, o veto ao Projeto de Lei de autoria da vereadora Fátima Santiago que propõe a criação da Carteira de Identificação do Autista. Para a parlamentar, a ideia dessa identificação específica, é facilitar o acesso ao atendimento prioritário garantido aos autistas pela Lei 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para os fins de atendimento, a lei equipara os autistas às pessoas com deficiência.
"Se por ventura o Poder Executivo não sancionar a Lei, a Casa irá promulgá-la, assegurando assim, a emissão desse importante documento. Sabemos que as crianças diagnosticadas com essa patologia sofrem com algumas deficiências, entre elas, a intelectual; e muitas mães e pais precisam se dedicar para acompanhar e buscar estimular o seu desenvolvimento. Todo este cuidado tem um custo muito grande que vem desde escolas especializadas a psicólogos; por isso, nossa expectativa é que com a identificação,as famílias tenham suas vidas facilitadas e sejam poupadas, inclusive, de constrangimentos e preconceitos em espaços públicos e privados", defende Santiago.
Ao ser instituída em Maceió, a Carteira de Identificação terá validade de cinco anos e será expedida sem qualquer custo por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou representante legal, acompanhado de relatório médico - confirmando o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e que deve ser firmado por médico especialista em Neurologia ou Psiquiatria; além dos documentos pessoais, bem como dos pais ou responsáveis legais: Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de endereço, originais e cópias.
Veja também
Últimas notícias

Boato sobre chá milagroso leva fiéis a retirar ladrilhos de estátua de São Francisco no Ceará

Identificada vítima fatal de grave acidente em Arapiraca; quatro ficaram feridos

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta

Pai de piloto que morreu em queda de avião em AL soube da tragédia dois dias depois
Veja como cada deputado de Alagoas votou na PEC da Blindagem

Com exceção de Daniel e Paulão, bancada alagoana vota pela aprovação da PEC da Blindagem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
