Autorização ambiental para Central de Resíduos é renovada em Maceió
A Central de Resíduos Sólidos segue em funcionamento, com licença renovada até 2021

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) entregou nesta segunda-feira (16), a renovação da Autorização Ambiental de Operação, a chamada licença de operação, da Central de Resíduos Sólidos (CRT-Maceió) operada por meio de concessão pública pela V2 Ambiental, uma empresa do Grupo Estre. O encontro contou com as presenças de representantes da V2 Ambiental e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A autorização é válida até 11/12/2021. A renovação é solicitada 120 dias antes do fim do prazo.
A entrega do documento foi antecedida de uma reunião onde foram apresentados o parecer e os condicionantes constantes na licença que incluem a apresentação de relatórios mensais, quadrimestrais e anuais, conforme o caso, e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) aplicado em sua totalidade e comprovado à Sedet.
Por ser o maior equipamento público do ponto de vista ambiental, explicou a secretária Rosa Tenório, a renovação da licença torna-se imperiosa para que se tenha garantia de que a área esteja bem monitorada e que os córregos estejam protegidos de possível poluição e o entorno preservado. Ela anunciou a criação pela Sedet de uma equipe técnica que irá acompanhar o plano de monitoramento definido na LO. “Vamos monitorar águas subterrâneas, particulados, gases, os efluentes gerados, enfim, vamos monitorar todas as ações e subprodutos provenientes da operação de um aterro sanitário”.
O gerente de Novas Tecnologias em Resíduos da Estre Ambiental, Antônio Otávio Januzzi, considerou o trabalho bem feito, o que resultou em um relatório bastante completo que vai possibilitar ao órgão, e à própria empresa, evoluir no quesito monitoramento, no atendimento à legislação e às solicitações. “Eu vejo que tudo o que foi solicitado está bastante coerente. Todas as análises, todos os monitoramentos solicitados convergem para a melhoria do empreendimento”.
O secretário adjunto de meio Ambiente, José Roberto Fonseca, declarou que foi um passo marcante para a Sedet. “Emitimos a licença de renovação com várias condicionantes, todas muito bem discriminadas no corpo da licença para facilitar o atendimento por parte da empresa e garantir o funcionamento adequado do CTR, que é um equipamento vital para Maceió”.
Representando a Sudes, a diretora de Serviços Especiais e Planejamento, Liz Araújo, parabenizou o trabalho realizado na análise que antecedeu a emissão da licença. “Foi muito positivo. Isso, com certeza, vai facilitar o trabalho de monitoramento e de ação nas intercorrências que possam acontecer no trabalho de fiscalização que fazemos junto com a Sedet”.
A Prefeitura mantém uma fiscalização diária na CTR para que a operação ocorra em conformidade com o contrato e em respeito aos parâmetros ambientais. Este acompanhamento é feito por dois órgãos municipais: pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), que legalmente é o órgão licenciador da CTR e responsável pelo monitoramento ambiental, e pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que é titular do contrato para operação do equipamento público.
Veja também
Últimas notícias

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Novas alterações de sentido entram em vigor no bairro Poço no dia 11 de outubro

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica

Caminhonete com dois ocupantes capota e congestiona trecho da BR-316, em Satuba

Dia das Crianças: Girau do Ponciano realiza mais uma edição do “Parque dos Sonhos” neste domingo (12)

Defensoria Pública atende moradores do Tabuleiro do Martins nesta quinta-feira (9)
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
