Rodrigo Cunha atua pela inclusão das marisqueiras em auxílio emergencial
Membro da comissão de acompanhamento do pagamento a atingidos pelo óleo no litoral

,O senador Rodrigo Cunha foi indicado nesta terça-feira como membro titular da Comissão Mista que acompanhará o socorro aos pescadores atingidos pelas manchas de óleo no litoral nordestino. A comissão foi instalada hoje para monitorar o pagamento de auxílio emergencial a esses profissionais, que tiveram sua atividade e renda afetados pelo desastre ambiental. Desde ontem começou a ser pago o benefício aos pescadores, previsto na Medida Provisória (MP) 908/2019, da qual trata justamente a comissão mista.
Ciente da fragilidade da situação profissional das marisqueiras, que não estão contempladas pela MP, Rodrigo Cunha está enviando ao Ministério da Cidadania e ao Ministério da Agricultura um requerimento de inclusão dessa categoria de trabalhadoras e trabalhadores entre os profissionais da pesca contemplados pelo auxílio.
“A inclusão das marisqueiras é uma questão de justiça com essas mulheres que trabalham dia e noite nesse ofício digno e engrandecedor. As marisqueiras são um patrimônio do nosso estado, e não podem ficar desamparadas nesse momento de grande dificuldade para todo o setor pesqueiro de Alagoas e de outros estados nordestinos atingidos pelo desastre do óleo”, afirmou Rodrigo Cunha.
O senador alagoano vem agindo em prol das marisqueiras desde o início do mandato. Em junho, Rodrigo Cunha atuou para que o projeto de lei que reconhece a extração de mariscos como atividade de pesca fosse aprovado. O texto dá maior segurança às marisqueiras.
Agora, seu empenho será para que as marisqueiras sejam incluídas na MP 908/2019 para terem o direito de receber o auxílio emergencial. Segundo o Ibama, todos os estados do Nordeste foram atingidos pelas manchas de óleo que brotaram nos mares e praias da região. Ao todo, 126 municípios foram contaminados, incluindo o mar, rios, praias, ilhas e mangues.
Veja também
Últimas notícias

Procon Alagoas orienta consumidores sobre o que fazer ao encontrar produtos vencidos

Motoristas por app mudam horário de trabalho e evitam rotas por medo de assaltos

Confira as vagas de emprego disponíveis para pessoas com 40 anos ou mais

Semed Maceió abre 200 vagas de estágio para estudantes de Pedagogia

'Aqui tem lei', diz Cabo Bebeto ao registrar BO contra líder de invasão de fazenda produtiva em Arapiraca

Polícia investiga caso de motorista por aplicativo morto dentro carro em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
