Rodrigo Cunha atua pela inclusão das marisqueiras em auxílio emergencial
Membro da comissão de acompanhamento do pagamento a atingidos pelo óleo no litoral
,O senador Rodrigo Cunha foi indicado nesta terça-feira como membro titular da Comissão Mista que acompanhará o socorro aos pescadores atingidos pelas manchas de óleo no litoral nordestino. A comissão foi instalada hoje para monitorar o pagamento de auxílio emergencial a esses profissionais, que tiveram sua atividade e renda afetados pelo desastre ambiental. Desde ontem começou a ser pago o benefício aos pescadores, previsto na Medida Provisória (MP) 908/2019, da qual trata justamente a comissão mista.
Ciente da fragilidade da situação profissional das marisqueiras, que não estão contempladas pela MP, Rodrigo Cunha está enviando ao Ministério da Cidadania e ao Ministério da Agricultura um requerimento de inclusão dessa categoria de trabalhadoras e trabalhadores entre os profissionais da pesca contemplados pelo auxílio.
“A inclusão das marisqueiras é uma questão de justiça com essas mulheres que trabalham dia e noite nesse ofício digno e engrandecedor. As marisqueiras são um patrimônio do nosso estado, e não podem ficar desamparadas nesse momento de grande dificuldade para todo o setor pesqueiro de Alagoas e de outros estados nordestinos atingidos pelo desastre do óleo”, afirmou Rodrigo Cunha.
O senador alagoano vem agindo em prol das marisqueiras desde o início do mandato. Em junho, Rodrigo Cunha atuou para que o projeto de lei que reconhece a extração de mariscos como atividade de pesca fosse aprovado. O texto dá maior segurança às marisqueiras.
Agora, seu empenho será para que as marisqueiras sejam incluídas na MP 908/2019 para terem o direito de receber o auxílio emergencial. Segundo o Ibama, todos os estados do Nordeste foram atingidos pelas manchas de óleo que brotaram nos mares e praias da região. Ao todo, 126 municípios foram contaminados, incluindo o mar, rios, praias, ilhas e mangues.