Aprovado projeto de Rodrigo Cunha que dá mais eficácia à resolução de lesões ao consumidor
O texto vai agilizar as soluções para a população e reduzir a judicialização das causas relacionadas ao direito do consumidor
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado (CTFC) aprovou nesta terça-feira um projeto do senador Rodrigo Cunha que dá mais eficácia ao Código de Defesa do Consumidor. Pelo projeto, além de reconhecer os direitos lesados por consumidores que reclamarem e imporem multas, os Procons poderão obrigar as empresas que prejudicaram os consumidores a repararem o dano. O texto vai agilizar as soluções para a população e reduzir a judicialização das causas relacionadas ao direito do consumidor.
Na prática, o projeto inclui entre as sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor as seguintes sanções: a obrigação de dar, fazer ou não fazer. A obrigação de dar significa que o fornecedor tem que entregar ao consumidor algo que deveria, mas não foi entregue. A obrigação de fazer garante a realização de alguma atividade por parte do fornecedor diante do consumidor. E a obrigação de não fazer proíbe o fornecedor de agir em prejuízo do consumidor.
“É uma vitória maiúscula, algo que vem se tentando há quase 30 anos. É um projeto importantíssimo para a defesa do consumidor. O Procon vai poder exigir o cumprimento imediato da situação que repara lesões ao consumidor. Vamos acelerar as soluções e reduzir a judicialização dos casos”, comemorou o senador alagoano.
Rodrigo Cunha tem se destacado na defesa do consumidor no Senado. De forma eficiente tem atuado pelo encaminhamento do projeto que trata do Superendividamento; cobrou o INSS sobre o vazamento de dados e consequente oferta de crédito abusivo aos aposentados; provocou o governo por soluções aos diplomas falsos nos cursos de Ensino a Distância, entre muitas outras pautas de interesse da população que consume, e com isso contribui para girar as rodas da economia e do emprego no Brasil.
O PL de autoria do senador Rodrigo aprovado na CTFC é terminativo, e portanto segue agora diretamente para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
